Primeiro a liderar ranking oficial do UFC

Brasileiro confirma favoritismo entre os lutadores do mundo e aparece como líder absoluto na lista do peso por peso, que engloba todas as categorias

06/02/2013
3606 Acessos
Imprimir
Primeiro a liderar ranking oficial do UFC
Anderson Silva é líder absoluto do ranking geral do UFC - Imagem: Márcio Rodrigues/UFC
Anderson Silva, também conhecido pelo apelido de Spider, entra novamente para o RankBrasil, desta vez por ser o Primeiro lutador do mundo a liderar o ranking oficial do UFC (Ultimate Fighting Championship)

A lista dos melhores de todas as categorias – peso por peso – foi divulgada em 04 de fevereiro de 2013. Trata-se do primeiro ranking da história do UFC, principal competição de MMA (Artes Marciais Mistas), que teve início no ano 1993.

O ranking também elege os principais lutadores de cada categoria e o atleta brasileiro ainda aparece como líder do peso médio. Invicto no UFC, ele possui 16 vitórias seguidas no evento, incluindo 11 conquistas de título e 10 defesas de cinturão.

Ranking do UFC - peso por peso
lugar lutador país de origem
1°. Anderson Silva Brasil
2°. Jon Jones EUA
3°. Georges St. Pierre Canadá
4°. José Aldo Brasil
5°. Benson Henderson EUA
6°. Cain Velasquez EUA
7°. Dominick Cruz EUA
8°. Demetrious Johnson EUA
9°. Frankie Edgar EUA
10°. Dan Henderson EUA
Carreira
Anderson nasceu na cidade de São Paulo, em 14 de abril de 1975. Ainda criança se mudou para Curitiba – PR e com apenas sete anos de idade começou a treinar Taekwondo. Aos 18 anos, tornou-se faixa preta no esporte. O atleta também é faixa preta no Muay Thai e no Jiu-jitsu.

O lutador estreou no UFC no dia 28 de junho de 2006, vencendo o até então imbatível norte-americano Chris Leben. O brasileiro nocauteou o adversário aos 49 segundos do primeiro round, sendo a luta mais rápida de sua carreira. Desde agosto de 2011, Anderson defende o Sport Club Corinthians Paulista.



Outros recordes
Anderson também está no RankBrasil pelo Maior número de defesas do cinturão na história do UFC. Depois de obter o título no peso médio no ano de 2006, ele defendeu sua conquista com sucesso em outras 10 lutas decisivas. O lutador ainda possui os recordes de maior número de nocautes na história do UFC, com 15, e de maior precisão no ringue, com aproximadamente 68,5%.

Brasileiros no ranking do UFC
O Brasil conta com pelo menos um lutador em cada uma das oito categorias do primeiro ranking do UFC. No peso por peso – ranking geral – José Aldo, que é o atual campeão da categoria pena, aparece em quarto lugar. O maior número de representantes está no peso pesado, com Junior Cigano (1º), Fabrício Werdum (2º), Antônio Pezão (4º) e Minotauro (7º), e nos meio pesados, com Lyoto Machida (2º), Glover Teixeira (4º), Minotouro (5º) e Shogun (7º).

Ranking oficial
O ranking oficial do UFC foi elaborado por 90 jornalistas especializados em MMA de diversos países do mundo. Na lista por categoria de peso, o UFC estabeleceu o critério de que o campeão da divisão sempre aparece no topo, com outros 10 melhores lutadores listados. O ranking completo pode ser acessado clicando aqui.


Fontes: SporTV, Revista Veja, site oficial do UFC e site oficial do Corinthians
Redação: Fátima Pires