Farol mais alto do Brasil

Construída no Nordeste, a obra náutica tem 62 metros de altura e completou 100 anos em 2012

12/04/2013
6871 Acessos
Imprimir
Farol mais alto do Brasil
Foto: Dione Nascimento
O Farol do Calcanhar, mais conhecido como Farol de Touros, entra para o RankBrasil em 2013 como o Farol mais alto do país. Ele está localizado no município de Touros (a 96 km de Natal), no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma torre cilíndrica em concreto armado com quatro gigantes laterais de reforço e lanterna. É pintado com faixas horizontais brancas e pretas.

Segundo a Marinha do Brasil, ele é a segunda maior torre de orientação náutica da América Latina. Sua altura de 62 metros equivale a um prédio de cerca de 20 andares. Para chegar até o alto é preciso subir nada mais, nada menos que 298 degraus.

A primeira construção do farol foi em 1912. No entanto, durante a 2ª Guerra Mundial, a torre foi substituída por uma nova estrutura, inaugurada em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas.

O Farol do Calcanhar tem uma localização estratégica, pois está situado numa região em que o litoral brasileiro faz um ângulo agudo, chamado de ‘esquina do continente’. É também um dos pontos do Brasil mais próximos à África.

Mais alto do mundo
O maior farol do mundo é o Farol de Jeddah, com 133 metros de altura. É uma torre cilíndrica branca, feita de concreto e aço, com um design bastante incomum. Está localizado na entrada do porto da Arábia Saudita.


Fontes: G1, Marinha do Brasil, Wikipédia e Portal Brasil
Redação: Vanderson Almeida