Primeira mulher eleita Miss Brasil

Ex-modelo natural de Salvador – BA obteve o cobiçado título de beleza na primeira edição do concurso, que aconteceu no ano de 1954

15/01/2013
11987 Acessos
Imprimir
Primeira mulher eleita Miss Brasil
Martha Rocha se tornou referência nacional de beleza - Imagem: divulgação
Maria Martha Hacker Rocha entra para o RankBrasil por ter conquistado o mais cobiçado título nacional de beleza: ela foi a primeira mulher eleita Miss Brasil, no concurso que aconteceu em 26 de junho de 1954, em Petrópolis – RJ.

A recordista nasceu em Salvador – BA, em 19 de setembro de 1936. Loira e de olhos azuis, era cobiçada por muitos. Incentivada por uma colega, aos 18 anos participou do concurso Miss Bahia, venceu e logo após conquistou o Miss Brasil.

No concurso Miss Universo, que foi realizado em julho de 1954, nos Estados Unidos, a brasileira ficou em segundo lugar. Com fama absoluta, no Brasil ela se tornou referência nacional de beleza: uma verdadeira celebridade.

Apesar da segunda colocação – resultado de duas polegadas a mais nos quadris – o povo americano idolatrava Martha Rocha. Aproveitando o momento, a recordista encontrou a gloria, trabalhando como modelo e garota propaganda em estúdios de Hollywood.

Carreira
A partir de 1996, Martha Rocha passou a aparecer em júris de concursos de beleza, tornando-se a primeira miss a cobrar cachê para exercer esta função. Em 2004, foi homenageada com uma exposição itinerante de fotos de sua trajetória como Miss Brasil, ano em que o concurso chegava ao seu 50º aniversário.

O concurso
O Miss Brasil é um concurso realizado no país anualmente, que elege uma representante nacional da beleza da mulher brasileira, entre os estados da federação e o Distrito Federal. Atualmente, o concurso é de propriedade do Grupo Bandeirantes. A vencedora de cada edição do Miss Brasil representa o país no Miss Universo.

Duas polegadas
Diz a lenda que Martha Rocha perdeu o Miss Universo de 1954 para a vencedora, a americana Miriam Stevenson, por ter duas polegadas a mais nos quadris. Um fato curioso é que, em 1956, a Chevrolet lançou no Brasil a Picape 3100, com duas polegadas a mais na distância entre eixos que nos modelos convencionais. O utilitário foi apelidado de ‘Marta Rocha’.


Fontes: UOL Notícias, Wikipédia e Bonde
Redação: Fátima Pires