Mais antiga maria-fumaça em atividade

Trem com locomotiva a vapor, que liga São João del Rei a Tiradentes, em Minas Gerais, iniciou as atividades em 28 de agosto de 1881

12/01/2013
11093 Acessos
Imprimir
Mais antiga maria-fumaça em atividade
Foto: Acervo VLI - Trem com locomotiva a vapor é atração em Minas Gerais - Imagem: divulgação
A mais antiga maria-fumaça em atividade no país, que entra para o RankBrasil, liga as cidades históricas de São João del Rei e Tiradentes, em Minas Gerais.

O trem com locomotiva a vapor, uma máquina Efron-Baldwin fabricada nos Estados Unidos, fez o trajeto de 12 quilômetros pela primeira vez em 28 de agosto de 1881. Na época, transportou o imperador Dom Pedro II.

Mais de um século depois, o percurso continua sendo feito pela mesma locomotiva, às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, para o transporte turístico. Atualmente, o passeio cobre apenas um pequeno trecho da estrada de ferro Oeste de Minas, que tinha 600 quilômetros de extensão.

Com cerca de 30 minutos de duração, a pequena viagem apresenta lindas paisagens, como o rio das Mortes e a Serra de Tiradentes, passando por fazendas centenárias. A estação de São João del Rei oferece outro atrativo: o museu ferroviário, onde é possível conferir, entre outras raridades, uma réplica do vagão em que viajou Dom Pedro.

O complexo ferroviário é administrado desde 2001 pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), responsável pela restauração das características originais da maria-fumaça, para preservar a história ferroviária do Brasil, além de proporcionar conforto e segurança aos turistas.

Patrimônio Histórico Nacional
O complexo ferroviário formado pela locomotiva e por seus dez vagões foi tombado em 1987, pelo Patrimônio Histórico Nacional. As peças trazem relíquias como detalhes trabalhados em bronze. A maria-fumaça também já serviu de cenário para produções de TV, como a novela ‘Sinhá Moça’ e a minissérie ‘Memorial de Maria Moura’.

Única com bitola 0,76 metros
A locomotiva recordista é a única de transporte de passageiros com bitola de 0,76 metros ainda em atividade no mundo. Bitola é a distância entre os trilhos de uma linha ferroviária. Em todo o mundo, as ferrovias adotam várias medidas de bitola, sendo a mais frequente a de aproximadamente 1,4 metros. No Brasil, a mais comum é a de um metro.

Locomotiva a vapor
A maria-fumaça é uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor. Para funcionar, existe uma caldeira, que produz o vapor usando a energia do combustível (carvão e água) e uma a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico.


Fontes: Revista Isto É, Blog São João del Rei e Governo de Minas Gerais
Redação: Fátima Pires