Menor capítulo da Bíblia

Salmo 117, que entra para o RankBrasil, tem apenas dois versículos. Localizado no Antigo Testamento, o Livro dos Salmos traz poemas ou cânticos religiosos

13/01/2013
2541 Acessos
Imprimir
Menor capítulo da Bíblia
Com apenas dois versículos, Salmo 117 é o menor capítulo da Bíblia - Imagem: divulgação
O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, que traz apenas dois versículos: 117.1 – ‘Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos’, e 117.2 – ‘Porque mui grande é a sua misericórdia para conosco, e a fidelidade do SENHOR subsiste para sempre. Aleluia!’.

Localizado no Antigo Testamento, o Livro dos Salmos, ou simplesmente Salmos traz poemas ou cânticos religiosos. Apesar de a maioria ser atribuída ao rei Davi (de Israel), os textos foram compostos ao longo de muitos séculos.

Os Salmos, que é o maior livro da Bíblia, englobam 150 cânticos e representa um patrimônio muito utilizado e um elo fundamental de transmissão de fé. Do judaísmo ao cristianismo, a vivência religiosa de grande parte da humanidade teve o seu alimento e sua expressão mais natural no texto dos Salmos.

Uma forma muito popular de organizar a lista de Salmos é por finalidade, ou seja, para serem rezados em determinadas ocasiões, como festas, doenças, colheitas ou funerais. Historicamente, isto surgiu a partir da prática de Santo Arsênio da Capadócia.

Profecia
Vários Salmos são considerados pelos teólogos como proféticos ou messiânicos, por se referirem à vinda do Cristo. Por este motivo, existem muitas citações de versos dos salmistas no Novo Testamento, com o propósito de provar o cumprimento das profecias na pessoa de Jesus.

Bíblia Sagrada
A Bíblia é o livro religioso mais vendido de todos os tempos. De valor sagrado para o Cristianismo, é considerado como divinamente inspirado. De acordo com a tradição, aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1445 e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e 45 e 90 d.C. (Novo Testamento), totalizando um período de quase 1.600 anos.


Fontes: Sociedade Bíblica do Brasil, Organização Capuchinhos e Wikipédia
Redação: Fátima Pires