Primeira brasileira eleita melhor jogadora de handebol do mundo

Recorde é da ponta direita Alexandra Nascimento. Esta é a primeira vez que um atleta sul-americano vence a maior premiação internacional da modalidade

10/01/2013
8040 Acessos
Imprimir
Primeira brasileira eleita melhor jogadora de handebol do mundo
Alexandra Nascimento fez história no handebol brasileiro - Imagem: Daniel Marenco/Folhapress
A ponta direita da Seleção Brasileira, Alexandra Priscila do Nascimento, entra para o RankBrasil por ser a primeira do país eleita melhor jogadora de handebol do mundo.

Esta também é a primeira vez que um atleta sul-americano vence a maior premiação internacional da modalidade.

Para conquistar o título de 2012, Alexandra obteve 28% dos votos, ficando à frente da norueguesa Heidi Löke (24%), da montenegrina Bojana Popovic (24%), da croata Andrea Penezic (12%) e da igualmente montenegrina Katarina Bulatovic (12%).

O prêmio é promovido pela Federação Internacional de Handebol e a eleição tem a participação de especialistas da entidade, torcedores e jornalistas. A divulgação do resultado referente aos melhores de 2012 aconteceu em 08 de janeiro de 2013.

Com 31 anos de idade, além de ser a artilheira do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, realizados no ano passado, na Inglaterra, Alexandra foi escolhida também como a melhor em sua posição na competição, na qual o país terminou com o inédito sexto lugar.

A cerimônia de premiação aconteceu em 27 de janeiro, durante a final do Campeonato Mundial Masculino de Handebol, em Barcelona, na Espanha. Além do troféu de melhor jogadora do mundo, Alexandra recebeu um cheque de 10 mil euros, aproximadamente 26 mil reais.



Carreira
A recordista nasceu em 16 de setembro de 1981, em Limeira – SP, mas cresceu em Vitória – ES. Ela começou a treinar handebol aos 10 anos de idade e pela Seleção Brasileira já participou de três Olimpíadas e de cinco Mundiais. Atualmente joga pelo time austríaco Hypo Niederösterreich.

Pan-Americanos
Alexandra também é tricampeã Pan-Americana, ajudando o Brasil a conquistar o ouro nos Jogos de Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003, no Rio de Janeiro, em 2007 e em Guadalajara, no México, no ano de 2011.

Primeira eleita do mundo
O prêmio da Federação Internacional de Handebol é anual e acontece desde 1988. A primeira do mundo a conquistar o título foi a atleta da Iugoslávia, Svetlana Kitic.


Fontes: Comitê Olímpico Brasileiro, Folha UOL e Globo Esporte
Redação: Fátima Pires