Primeira universidade do Brasil

A Universidade Federal do Amazonas - UFAM é considerada a primeira universidade brasileira, com origem na Escola Universitária Livre de Manáos

15/07/2009
16906 Acessos
Imprimir
Primeira universidade do Brasil
O RankBrasil homologou a Universidade Federal do Amazonas, pelo recorde de Primeira universidade do Brasil

A Universidade Federal do Amazonas – UFAM, situada na cidade de Manaus - AM, foi fundada no dia 17 de janeiro de 1909, o primeiro nome que recebeu foi Escola Universitária Livre de Manáos e depois passou a ser conhecida como Universidade de Manáos.

Idealizada por um grupo de homens progressistas, foi construída no coração da Amazônia, enfrentando todas as dificuldades oferecidas pela região.

Com a decadência da economia da região, após a queda do Ciclo da Borracha, a Universidade se desintegrou em cursos superiores isolados. Porém, no dia 12 de junho de 1962, pela Lei Federal 4.069 – A, foi refundada e rebatizada com o nome de Universidade do Amazonas.

Em 20 de junho de 2002, pela determinação da Lei Federal 10.468, passou a ser chamada de Universidade Federal do Amazonas.

Curiosidades
>A Universidade Federal do Amazonas é considerada a primeira universidade brasileira, com origem na Escola Universitária Livre de Manáos. Mesmo com a extinção da Escola, permaneceu a Escola de Direito, chave para a fundação da atual UFAM.

>A Universidade Federal do Amazonas foi certificada pelo Guiness Book no ano de 1995, como a Primeira universidade do Brasil.

>A área do campus universitário é de 6,7 milhões de metros quadrados. Nesta área, podem ser encontradas várias espécies da fauna e flora nativas da região.

Fonte: Jornal da Ciência
Redação: Raquel Susin