Monumento mais visitado do Brasil

No ano de 2011, Cristo Redentor atingiu a marca de dois milhões de visitantes

22/03/2012
22409 Acessos
Imprimir
Monumento mais visitado do Brasil
Cristo Redentor atingiu a marca de mais de dois milhões de visitantes em 2011
O Monumento mais visitado do país, que entra para o RankBrasil, é o Cristo Redentor, localizado no morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro - RJ, a 709 metros acima do nível do mar.

Em 2011, o ponto turístico atingiu a marca de dois milhões de visitantes no ano (dados de 20 de novembro), entre brasileiros e estrangeiros. Estátua de Jesus Cristo com 38 metros, o Cristo Redentor foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, cinco anos após o início das obras.

A obra é considerada um dos grandes feitos da engenharia civil brasileira. Foi erguida em concreto armado e revestida de pedra-sabão.

O autor do projeto escolhido no ano de 1923 foi o engenheiro Heitor da Silva Costa, que contou com a colaboração do artista plástico Carlos Oswald, autor do desenho final do monumento, e do escultor francês de origem polonesa, Paul Landowski, curador da escultura.

Construir o monumento não foi nada fácil: depois dos desenhos serem desenvolvidos na França e voltarem ao Brasil, as peças foram transportadas nos trens da Estrada de Ferro do Corcovado e montadas no alto do morro.

O Cristo Redentor foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1937, já passou por algumas obras de recuperação nos anos de 1980, 1990 e em 2003, quando foi inaugurado um sistema de escadas rolantes e elevadores que facilitam o acesso.

O monumento é uma homenagem a todo o mundo, inspira fé, amor, paz e reflete a simpatia e alegria do povo carioca, sempre recebendo todos de braços abertos. Por sua importância e beleza, em 2007, foi eleito uma das sete maravilhas do mundo.

Medidas do monumento
>Localização: Cume do Morro do Corcovado, 709 metros acima do nível do mar
>Visibilidade: 360º
>Altura do monumento: 38 metros
>Altura da estátua: 30 metros
>Altura do pedestal: 8 metros
>Altura da cabeça: 3,75 metros
>Comprimento da mão: 3,2 metros
>Distância entre os extremos dos dedos: 28 metros
>Peso da estátua: 1.145 toneladas
>Peso da cabeça: 30 toneladas
>Peso de cada mão: 8 toneladas
>Peso de cada braço: 57 toneladas

Curiosidades
>O Cristo Redentor foi motivo de discussão entre católicos e protestantes, mesmo antes de existir. Os líderes da Igreja Batista acreditavam que o dinheiro arrecadado para a construção da obra deveria ser destinado a algo beneficente.
>O Cristo foi transformado em santuário católico na comemoração de seus 75 anos, no dia 12 de outubro de 2006.
>Na base da estátua existe uma capela católica de Nossa Senhora Aparecida, onde podem ser celebrados casamentos e batizados.

Músicas que cantam o Cristo
>Samba do Avião, Tom Jobim: ´Cristo Redentor, Braços Abertos Sobre a Guanabara´
>Subúrbio, Chico Buarque: ´Lá tem Jesus, E está de costas´
>Alagados, Paralamas do Sucesso: ´E a cidade que tem braços abertos, num cartão postal´
>Ararinha, Carlinhos Brown: ´E vejo o cristo aos meus pés, redentor´

Fontes: Instituto Chico Mendes e Wikipédia
Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires