Primeiro filme de animação 100% digital brasileiro

A produção de ´Cassiopéia´ em 1992, estabeleceu métodos, conceitos, sistemas, formas e linguagens na nova tecnologia do cinema virtual

30/05/2008
10383 Acessos
Imprimir
Primeiro filme de animação 100% digital brasileiro
Imagem: divulgação
O RankBrasil homologou o longa-metragem ´Cassiopéia´, pelo recorde de Primeiro filme de animação 100% digital.

A obra é uma produção nacional da NRD Filmes, com 80 minutos de duração, totalmente realizada em computador, com imagens geradas por computação gráfica. A produção estabeleceu métodos, conceitos, sistemas, formas e linguagens na nova tecnologia do cinema virtual.

O filme foi dirigido por Clóvis Vieira, animador, uma equipe de três diretores de animação e mais 11 animadores que trabalhavam em 17 microcomputadores 486 DX2-66. As atividades começaram em janeiro de 1992 com a modelagem de ambientes e personagens, criação da história e do roteiro.

Em 1993 foram realizadas as animações, mas o trabalho de geração de imagens só foi concluído em agosto de 1995. A primeira cópia saiu em janeiro de 1996.

A estréia do filme aconteceu em 1° de abril de 1996, em São Paulo – SP, em duas sessões, a primeira para a imprensa e pesquisadores, e a segunda para 700 convidados. As crianças conheceram a obra no dia 11 de abril de 1996, na cidade de Curitiba – PR, com 261 alunos do projeto Piá, programa elaborado pela Fundação Cultural da cidade.

Sinopse
O filme conta a história de um planeta chamado Atenéia, situado na constelação de Cassiopéia. Certo dia Atenéia é atacado por invasores do espaço que começam a sugar toda a energia vital do planeta. A astrônoma Liza, moradora do local, envia um sinal de socorro para o espaço sideral e assim recebem a ajuda de quatro heróis que viajam pela galáxia para salvar Atenéia.

Curiosidades
>Cassiopéia representa o pioneirismo do Brasil na arte de cinema virtual;
>Cassiopéia é antecessor da famosa produção norte-america Toy Story;
>Não foi realizada nehuma espécie de escaneamento de imagens, ou modelos reais com mistura de técnicas na produção do longa;
>O longa-metragem teve custo de 1,5 milhões de dólores para ser produzido;
>Primeiro modelo de personagem foi feito em um 386 SX de 20Mhz;
>O software utilizado foi o Topas Animator produzido pela Crystal Graphics;
>Os personagens forma criados a partir de figuras geométricas básicas, como esferas, cubos e cilindros.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires