Maior número de títulos em copas do mundo de futebol

A Seleção Brasileira é a única a conquistar o pentacampeonato no torneio

23/05/2008
42528 Acessos
Imprimir
Maior número de títulos em copas do mundo de futebol
O Brasil é a seleção com Maior números de títulos em copas do mundo de futebol, conquistando cinco vezes o primeiro lugar. Foi a única a ganhar o campeonato fora de seu continente e a participar de todas as edições.

O primeiro título mundial da Seleção Brasileira foi conquistado no ano de 1958, no torneio realizado na Suécia. Foi nesta edição que o mundo conheceu o Rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Na final, o Brasil derrotou os donos da casa por 5 x 2.

A segunda conquista veio logo na edição seguinte, quatro anos depois, na Copa do Mundo do Chile. A seleção levantou o troféu e o destaque foi Garrincha, o craque das pernas tortas, ao lado de Nilton Santos, Zagalo e Vavá.

A edição de 1970, realizada no México, foi um duelo de titãs. A seleção brasileira e a italiana disputaram para saber quem seria a primeira seleção tricampeã mundial. A final ficou em 4 x 1 para o time verde e amarelo, que conquistou mais uma vez o título.

Após um jejum de 24 anos, em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, a seleção conquistou o título mundial, novamente contra o time italiano. Foi a primeira vez que as duas equipes decidiram o campeonato no sistema de pênaltis. O título veio depois do jogador italiano, Roberto Baggio, chutar para fora e finalizar o jogo em 4 x 3.

No ano de 2002, a seleção comandada por Luiz Felipe Scolari teve uma participação impecável na Copa do Mundo do Japão e Coréia do Sul, conquistando sete vitórias em sete partidas. O jogador Ronaldo marcou dois gols no jogo final, dando a vitória ao Brasil.

A competição
A Copa do Mundo de Futebol é um torneio realizado pela FIFA a cada quatro anos. Sua primeira edição aconteceu em 1930, no Uruguai. Até 2008, o último país sede foi a Alemanha, em 2006. No ano de 2010, a próxima edição do torneio será realizada na África do Sul, e no ano de 2014, o Brasil vai receber a Copa do Mundo em seu território.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires