Time de futebol mais antigo em atividade

O recorde é do Sport Clube Rio Grande, que foi fundado em 1900

11/03/2008
35654 Acessos
Imprimir
Time de futebol mais antigo em atividade
O Sport Clube Rio Grande, da cidade de Rio Grande - RS, entra para o RankBrasil como o time de futebol mais antigo em atividade. Conhecido como ´Vovô´, foi fundado em 19 de julho de 1900.

A idéia do município ter um time foi de um jovem chamado Arthur Cecil Lawson, que retornou da Inglaterra após um período de estudos, com gosto pelo futebol e desejo de implantá-lo em sua terra.

Mesmo contando com a ajuda do amigo de infância Herrique Buhie, Arthur percebeu que sem o apoio da colônia alemã fundadora da cidade, não conseguiria atingir seu objetivo.

Desta forma, o alemão Johannes Chistian Moritz Minnemam, respeitável e influente membro da sociedade, decidiu lutar pela causa do jovem Arthur e conseguiu reunir alemães, portugueses, ingleses e brasileiros pela causa.

Em 14 de julho de 1900 foi realizada a primeira reunião, mas neste dia algumas divergências não foram superadas e o projeto teve que esperar. No dia 17 de julho, um novo encontro foi marcado e outros impasses surgiram, precisando ser novamente remarcada. Finalmente, no dia 19 de julho, o Sport Clube Rio Grande foi fundado.

Atualmente, em 2008, o time disputa o Campeonato Gaúcho na segunda divisão, mas continua fazendo sua história e levando o brilho do futebol a todas as gerações.

Curiosidades
> Muitos podem pensar que o Flamengo, Vasco e Vitória são mais antigos que o Rio Grande: eles foram fundados antes, mas não nasceram como clubes de futebol.
> O time da Ponte Preta foi criado 23 dias depois, no dia 03 de agosto de 1900.
> Há indícios de um time ainda mais antigo, mas que não existe mais, o São Paulo Athletic Club, fundado no dia 13 de maio de 1888, dia da abolição da escravatura.
> Em homenagem ao clube, o dia 19 de julho foi escolhido pela CBF para ser o ´Dia do Futebol´.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires