Primeira capital brasileira da cultura

Cidade é reconhecida mundialmente pelo seu carnaval de rua, além de apresentar uma arquitetura colonial enriquecida pelo trabalho artesanal

03/03/2008
6314 Acessos
Imprimir
Primeira capital brasileira da cultura
A cidade de Olinda - PE conquistou em 2006 o recorde de Primeira capital brasileira da cultura, após concorrer com Salvador - BA e João Pessoa - PB.

O título foi estabelecido através do projeto Capital Brasileira da Cultura (CBC), uma iniciativa da Organização Capital Americana da Cultura, entidade reconhecida pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

A cidade de Olinda é reconhecida mundialmente pelo seu carnaval de rua, o ritmo do frevo, seus bonecos gigantes e uma forte participação popular. Além disto, apresenta uma arquitetura colonial enriquecida pelo trabalho artesanal.

Em consequência de suas riquezas foi reconhecida como patrimônio histórico pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O projeto
O projeto CBC prevê eleger anualmente uma cidade do território brasileiro como referência cultural do país. O objetivo é valorizar e divulgar a diversidade cultural do país, proporcionando a inclusão social através da cultura, utilizando-a como ferramenta de desenvolvimento social e econômico.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires


Capitais culturais eleitas
colocação cidade estado ano
1°. Olinda PE 2006
2°. São João Del Rei MG 2007
3°. Caxias do Sul RS 2008
4°. São Luís MA 2009
5°. Ribeirão Preto SP 2010
6°. Lapa PR 2011