Mais idosa a voar de paraglider

Maria Lopes Fernandes comemorou seu aniversário de 90 anos com muita coragem, em uma aventura radical

14/05/2004
8868 Acessos
Imprimir
Mais idosa a voar de paraglider
Foto: Arquivo Pessoal - Julio Esteves Lopes
Em outubro de 2003, Maria Lopes Fernandes resolveu comemorar seu aniversário de 90 anos de uma forma diferente, corajosa e muito radical, a 400m de altura. A recordista do RankBrasil é mãe de cinco filhos, 10 netos, seis bisnetos e tem uma paixão radical: voar de paraglider.

A celebração da nova idade aconteceu em São Vicente, litoral paulista. O presente foi do filho Julio Esteves Lopes, instrutor de voo livre. Aventureira, antes de conquistar o recorde, Maria Lopes já tinha feito passeios de ultraleve e outros dois voos de paraglider.

“Voar é minha paixão e a minha mãe é a pessoa que mais amo, então uni meus dois amores: voar ao lado da minha mãe no dia do aniversário dela, não tem palavras”, diz Júlio, emocionado.

A rampa de quase 200m de altura parece não assustar. Tudo é preparado com cuidado e os equipamentos de apoio são testados várias vezes. O voo dura mais de 30 minutos e o parabéns é cantado nas alturas. Depois da grande aventura é preciso voltar a colocar os pés no chão e o pouso é feito na praia.

“A gente tem que aproveitar bem a vida, se não aproveita, na morte não adianta”, declara a recordista Maria Lopes, deixando uma lição para os mais jovens.

Nota de falecimento: Maria Lopes Fernandes faleceu no dia 9 de janeiro de 2012, aos 99 anos.

Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires