Maior cuia do Brasil

Ela foi desenvolvida pelo CTG Tropeiro Velho e mede cerca de 5,94 metros

28/09/2003
9078 Acessos
Imprimir
Maior cuia do Brasil
Cuia recordista fica na entrada do CTG Tropeiro Velho / Foto: Arquivo recordista
O CTG Tropeiro Velho, de Rio Brilhante - MS entra para o RankBrasil em 2003, por desenvolver a Maior cuia de chimarrão do país.

A ideia foi de Alceu Vincensi, presidente do CTG. A princípio, a intenção não era de ser a maior cuia, mas sim, um hall de entrada do CTG.

“Queríamos abrigar as pessoas que chegassem de carro em dia de festa no CTG, principalmente em dia de chuva e também em casamentos, para os noivos descerem dos veículos”, diz Alceu.

O projeto amadureceu e tomou grandes proporções e, segundo ele, todos que olhavam o desenho inicial comentavam que deveria ser feita a maior cuia do Brasil.

A cuia possui, olhando de cima para baixo, 4,33m, desde a superfície até a sua base. Caso sua curvatura seja considerada, ela fica com 5,94m. Já o diâmetro do bocal é também impressionante: mede 4,66m. O seu peso fica em torno de 800Kg.

Ela foi feita em fibra de vidro na parte externa, e na parte interna possui amarração com ferragens. Para ser fixada foi utilizado concreto e ferragens. O desenvolvimento do projeto envolveu oito pessoas e 12 para sua fabricação.


Redação: Fernanda Alves
Revisão: Fátima Pires