Maior bacia hidrográfica

São sete milhões de km² de área total e em território nacional 4,8 milhões de km²

07/02/2008
31536 Acessos
Imprimir
Maior bacia hidrográfica
Bacia do Rio Amazonas possui sete milhões de km² de área total
A bacia do Rio Amazonas entra para o RankBrasil em 2008 pelo recorde de Maior bacia hidrográfica do mundo.

Ela se estende por uma área de 7.045.000 km², que passam por sete países da América do Sul: Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil.

Uma área de 4,8 milhões de km² passa pelo território nacional, nos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.

A Bacia Amazônica é formada pelo Rio Amazonas e seus afluentes. Estes estão situados nos dois hemisférios, norte e sul e, devido a esse fato, o rio tem dois períodos de chuvas.

Apesar da maior parte do rio passar por território nacional, ele nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, e lá é chamado de Rio Marañón. Quando entra no Brasil é conhecido como Rio Solimões e somente após receber as águas do Rio Negro, passa a ser chamado de Rio Amazonas.

É um rio tipicamente de planície e muitos de seus afluentes são navegáveis, aspecto fundamental para a população da Amazônia. Em todo seu trajeto se inclina menos de 100 metros. Em uma faixa de três mil quilômetros em território nacional, a inclinação é de apenas 15 metros.

Fenômeno da Pororoca
O encontro das águas do Rio Amazonas com as águas do oceano provoca o fenômeno conhecido como Pororoca. Uma grande onda percorre o rio por várias horas, podendo ser vista até do espaço e o barulho pode ser ouvido a uma grande distância.

A Pororoca é formada pela elevação súbita das águas junto à foz, provocada pelo encontro das marés ou de correntes contrárias, como se estas encontrassem um obstáculo que impedisse seu percurso natural. Quando ultrapassa esse obstáculo, as águas correm rio a dentro com uma velocidade de 10 a 15 milhas por hora, subindo uma altura de três a seis metros.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires