Maior carga horária no curso de Filosofia

Com 1.252 horas de atividades complementares, Lázaro Batista da Silva é o novo recordista do RankBrasil

17/10/2003
9681 Acessos
Imprimir
Maior carga horária no curso de Filosofia
Lázaro Batista da Silva fez 1.252 horas de atividades complementares / Foto: Arquivo pessoal - Lázaro Batista da Silva
Lázaro Batista da Silva, 40 anos, é recordista brasileiro em quantidade de horas complementares no curso de Filosofia, título que obteve em 2003: foram 1.252 horas de atividades, que não fazem parte do exigido para a colação de grau.

Ele é graduado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da cidade de Cascavel (PR). Além do recorde conquistado, Lázaro merece destaque por ter uma boa participação nas matérias obrigatórias. Em algumas disciplinas, ele teve 100% de frequência.

O recordista iniciou o curso em 1999, aos 36 anos, com o objetivo de terminá-lo em exatamente quatro anos, tempo previsto pela instituição. Desse modo, ele passou a se dedicar quase integralmente ao curso e fez isto também por sua paixão e gosto pelo estudo da Filosofia.

Na época, Lázaro estudava pela manhã, trabalhava à noite como fiscal de transporte coletivo e tinha a tarde livre para se dedicar ao curso. O recordista fez matérias de outras áreas como História, por exemplo, participou de simpósios, palestras, entre outras atividades. Muitas vezes, ele trocava sua escala com outro colega de trabalho para participar de eventos.

Durante o período de graduação, a universidade em que estudava passou por duas greves. Uma durou um mês e outra seis meses, mas isso não foi motivo para que ele desistisse de se formar em quatro anos. Durante os períodos de greve, o recordista passou a fazer atividades complementares e matérias em outras faculdades.

Segundo o filósofo, o curso foi além de sua expectativa: "Eu recomendo para quem quer entender a humanidade". Ele ainda não trabalha na área em que foi graduado, mas pretende em breve lecionar e se dedicar à pesquisa. "Quando o ensino fundamental e o ensino médio brasileiro tiverem a matéria Filosofia, o nosso país será outro", afirma.

O curso
O curso de Filosofia tem quatro anos de duração e carga horária de 2.885 horas/aula, sendo 50 minutos cada aula. A graduação também inclui 125 horas/aula de atividades acadêmicas complementares.

É um curso que exige muita dedicação, principalmente pela quantidade de leitura necessária. Isso faz com que os alunos tenham dificuldade em fazer as disciplinas opcionais e assim, muitos não conseguem concluir em apenas quatro anos.


Redação: Fernanda Alves
Revisão: Fátima Pires