1º Copa turismo a gás natural veicular

Evento que entra para o RankBrasil aconteceu em 23 de maio de 2004, no Autódromo Internacional de Curitiba

01/04/2005
6017 Acessos
Imprimir
1º Copa turismo a gás natural veicular
Foto: Acervo RankBrasil
Com a participação de 18 pilotos, a 1ª Copa turismo a gás natural veicular, que entra para o RankBrasil, foi realizada em 23 de maio de 2004, no Autódromo Internacional de Curitiba. Esta copa surgiu da necessidade de realização de uma categoria diferente a nível mundial.

A promoção é da IBDA (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico), que tem por principal objetivo demonstrar ao público o quanto um carro de passeio totalmente original, convertido a gás natural é econômico, aliando bom desempenho e segurança.

Todos os carros utilizados possuem motores de 1.600 cilindradas, sejam eles alimentados por carburador ou injeção eletrônica. Durante a corrida foram realizadas 30 voltas, entre a 1ª e 2ª baterias.

"Foi o marco de um início de desenvolvimento para um combustível alternativo, não poluente e economicamente viável, o qual com o tempo ganhará mais espaço no mundo todo", diz Rogério Cézar da Silveira, vice-presidente do IBDA.

Certificação
Os auditores do RankBrasil, Luciano e Iolete Cadari, estiveram no dia 03 de abril de 2005 certificando, no Autódromo Internacional de Curitiba, a IBDA e os 18 pilotos que participaram da 1ª Copa turismo. A certificação ocorreu logo após a última bateria da 2ª etapa do evento.

Gás natural veicular
O gás natural é um combustível tão eficiente quanto qualquer outro, seja gasolina, álcool ou petróleo. A principal vantagem com relação aos demais combustíveis é ser muito mais econômico.

O equipamento utilizado para conversão é totalmente seguro, desde que ela seja feita em lugares homologados e legalizados, com funcionários treinados especialmente para essa função e também com kits e cilindros apropriados.

A conversão de veículos para gás natural veicular oferece diversas vantagens, como economia, segurança, e ecologia.

Calendário da Copa Turismo GNV, em Curitiba
> 27/02
> 03/04
> 29/05
> 26/06
> 14/08
> 25/09
> 16/10
> 13/11
> 18/12

Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires