Maior castelo do Brasil

Com 1.698,72 m² de área construída, o castelo de Itaipava, que fica em Petrópolis, é a antiga residência do barão Jaime Smith de Vasconcelos

06/12/2006
25718 Acessos
Imprimir
Maior castelo do Brasil
Foto: Acervo Castelo de Itaipava
Construído em 1920 pelo barão Jaime Smith de Vasconcellos, o Maior castelo do Brasil é famoso por ser uma reprodução de castelo renascentista, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e seu amigo Fernando Valentim, que fazem dele o único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico das Américas.

O Castelo fica em Petrópolis (RJ) e tem 1.698,72 m² de área construída, além de piscina, quadras de tênis e cocheiras. Nos jardins, existe uma estátua feita em mármore de Carrara, cópia de uma existente em Florença, cujo escultor também veio da Itália para a execução da obra de arte.

A construção foi realizada por vinte famílias trazidas da Europa, com material totalmente europeu: de Portugal, vieram os blocos de pedras, que foram talhadas por artesãos portugueses; da França, o telhado de ardósia; da Itália, o mármore de Carrara, que compõe o piso de vários salões, inclusive o do famoso salão do Zodíaco.

As portas e janelas são do mais puro jacarandá, com ferragens inglesas; os vitrais são austríacos e finalizando, cada porta dos quartos de seus filhos tinha os nomes gravados em ouro. A construção levou em torno de cinco anos pra ser finalizada.

o castelo possui 42 cômodos, distribuídos em 19 quartos, 5 banheiros, diversos salões, biblioteca, sala de música, halls, duas torres, terraços, dependências para hóspedes, ala dos serviçais e galerias que abrigam interessantes histórias, que permeiam a vida dos Smith de Vasconcellos no Brasil. O hall com as escadarias e o teto de jacarandá são finamente trabalhados.

Há vitrais com as armas da família, biblioteca com estantes esculpidas em relevo, livros raros e um vasto parque, cercando a mansão.

Redação: RankBrasil
Revisão: Jornalista - Raquel Susin