Primeira conexão à internet móvel

Recorde é da capital paranaense, que criou o Inter Clique Módulo Móvel

05/09/2008
9963 Acessos
Imprimir
Primeira conexão à internet móvel
Foto: RankBrasil
A capital paranaense, que entra para o RankBrasil em 2004, é a primeira cidade do país a ter um ônibus com conexão à internet.

Trata-se do Inter Clique Módulo Móvel, projeto desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), para a Prefeitura Municipal, que leva acesso gratuito à internet nos bairros e pontos turísticos da cidade.

Desde seu lançamento, já atendeu cerca de 6,5 mil pessoas em mais de 10 bairros diferentes do município. De segunda a sexta-feira o ônibus vai para as ruas da cidadania e praças centrais e nos finais de semana, oferece internet móvel nos parques e eventos.

O Inter Clique é uma novidade para o acesso gratuito à internet, chegando a atender uma média diária de 130 pessoas, as quais têm a oportunidade de realizar pesquisas e acessar seus respectivos emails em pontos variados da cidade.

O ônibus
O ônibus foi adaptado com os mais modernos recursos tecnológicos para conexão à internet para o desenvolvimento de trabalhos e pesquisa por parte dos usuários. São nove estações conectadas em rede, sendo oito para os usuários e um para o técnico responsável pelo auxílio e orientação.

Além disso, foram disponibilizados dois pontos adicionais de conexão à rede para uso avulso de notebooks, além de impressoras , scanner, leitor/ gravador de CD-Rom e web-câmeras. O atendimento ao público é feito por funcionários do ICI, capacitados para montagem e operação do ônibus, equipamentos, sistemas e ferramentas.

Serviço
O cidadão curitibano tem meia hora para fazer uso dos computadores, após preenchimento do cadastro. O agendamento pode ser feito no próprio local de atendimento e quem tiver Smart Card só precisa atualizar seus dados. O curitibano que já for usuário da rede ´Digitando o Futuro´ basta apenas apresentar seu login.


Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires