Maior monumento em forma de olho

Com mais de quatro mil metros quadrados, recorde é de uma edificação que faz parte do Museu Oscar Niemeyer

24/03/2012
13270 Acessos
Imprimir
Maior monumento em forma de olho
Foto: Acervo RankBrasil
O Maior monumento do Brasil em forma de olho faz parte do Museu Oscar Niemeyer (MON), que está localizado na cidade de Curitiba – PR.

Com um total de 4.125,37 m², o olho recordista tem 30 metros de altura e abrange uma área expositiva de 1.708,14 m² no salão principal e mais 264,78m² que se dividem em outras três salas para exposições.

O olho recordista é feito de concreto e vidro, foi instalado à frente do edifício principal do museu e está internamente ligado a ele por um túnel. Obra do conceituado arquiteto Oscar Niemeyer, o monumento foi projetado em 2001 e construído em 2002, em uma linguagem contemporânea.

As cerâmicas que revestem a base quadrangular que sustenta o olho foram especialmente pintadas com desenhos criados pelo próprio Niemeyer. Na parte externa são 316 metros de rampas para ligar a base até o monumento.

O museu
Dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura e design, o museu possui 17.744,64 mil metros quadrados de área expositiva potencial e está instalado em um complexo de 144 mil metros quadrados de área total e 35 mil metros quadrados de área construída.

O acervo inicial do MON surgiu com as obras do Museu de Arte do Paraná (MAP) e com o acervo do extinto Banco do Estado do Paraná (Banestado). Sua coleção apresenta importantes artistas paranaenses e nacionais de vários movimentos. O Museu Oscar Niemeyer fica no Centro Cívico da capital paranaense e é aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Oscar Niemeyer
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, conhecido apenas como Oscar Niemeyer, nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 1907. Ele já realizou mais de 600 projetos arquitetônicos em todo o mundo e é considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna Internacional.

Medidas do olho
- Área total: 4.125,37 m²
- Área expositiva do salão principal: 1.708,14 m²
- Área expositiva das outras três salas: 264,78 m²
- Altura do olho: 30m


Fontes: Museu Oscar Niemeyer, G1 e Wikipédia
Redação: Fátima Pires