Maior ponte pênsil

Recorde é da ponte Hercílio Luz, que tem mais de 819 metros de comprimento, ligando a ilha de Florianópolis ao continente

14/08/2007
17844 Acessos
Imprimir
Maior ponte pênsil
Ponte Hercílio Luz liga o continente à ilha de Florianópolis
A ponte Hercílio Luz, que está localizada no Estado de Santa Catarina e foi construída para ligar o continente à ilha de Florianópolis, entra para o RankBrasil em 2007 por ser a Maior ponte pênsil do país.

Com 819,471m de extensão, a ponte recordista tem 259m de viaduto insular, 339,471m de vão central e 221m de viaduto continental. Sua construção teve início em 14 de novembro de 1922, por intermédio do governador Hercílio Luz,
com inauguração em 13 de maio de 1926.

A estrutura de aço tem peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250m³ de concreto. As duas torres medem 75m a partir do nível do mar e o vão central tem altura de 43m.

Chamado primeiramente de Ponte da Independência, o monumento é o cartão postal mais tradicional e popular da capital catarinense. Foi um marco decisivo para o desenvolvimento da cidade de Florianópolis, diminuindo o seu isolamento do restante do território de Santa Catarina. Até então, o acesso à ilha era feito apenas por embarcações.

O mirante, situado à cabeceira insular, proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. A ponte foi preservada por tombamento municipal, estadual e federal. Periodicamente, são feitas campanhas pela recuperação da sua estrutura.

Ponte pênsil
Ponte pênsil ou ponte suspensa é um tipo de ponte sustentada por cabos ou tirantes de suspensão. As primeiras pontes suspensa modernas, com plataformas niveladas, são datadas dos século XIX.


Fonte: Fundação Catarinense de Cultura
Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires