Maior tempo administrando um teatro de grande porte

Desde 1991, Theodomiro Queiroz administra o Teatro Castro Alves

04/01/2007
5670 Acessos
Imprimir
Maior tempo administrando um teatro de grande porte
Theodomiro Queiroz faz parte do Teatro Castro Alves (TCA), da cidade de Salvador - BA, desde 1978, quando assumiu a direção artística, até o ano de 1983. Em 1991, começou a administrar o teatro. Em 2006, foi reconhecido pelo RankBrasil por seus 16 anos de atuação no complexo cultural.

Graduado em direção teatral pela Universidade Federal da Bahia, o recordista lecionou artes cênicas, atuou como assessor artístico no Teatro Municipal de São Paulo e participou do Movimento Mário de Andrade, que recebeu o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

Em sua gestão, o TCA foi totalmente reformado. A Sala do Coro, que foi reinaugurada em agosto de 1995, resgata um compromisso do TCA com o teatro baiano, e é palco de grandes estreias, em especial do Núcleo de Teatro.

Outro destaque é a Concha Acústica, reinaugurada em 1999. Trata-se de um anfiteatro anexo ao Complexo Cultural TCA, destinado ao grande público, que de uma forma descontraída, pode assistir aos espetáculos musicais.

Responsável também pela mudança de hábito dos baianos, com o início dos espetáculos rigorosamente no horário, Theodomiro fez com que os espectadores passassem a ser tão pontuais quanto os britânicos.

Ele é bastante conceituado e respeitado pelo seu trabalho, admirado pela sua garra e dedicação. Prova disso é que pretende continuar desenvolvendo ações de grande relevância para a cultura brasileira, através de consultorias, elaboração de projetos e de produção de eventos.

Com esmero e cuidado, o recordista afirma: "Através da arte, principalmente do teatro, encontrei sentido maior na minha vida".


Redação: RankBrasil
Revisão: Fátima Pires