Primeira loja exclusiva em miniaturas

Recorde é da ´Casinha Pequenina Miniaturas´, da cidade de São Paulo - SP

17/09/2007
18796 Acessos
Imprimir
Primeira loja exclusiva em miniaturas
Foto: Arquivo pessoal - Mila Poci Cabral
As irmãs anãs Marta Adriana Poci Cabral e Mila Poci Cabral, da cidade de São Paulo - SP, entram para o RankBrasil em 2007, por abrirem a Primeira loja exclusiva em miniaturas.

Com cuidado e requinte, as recordistas são proprietárias de uma loja conhecida como ´Casinha Pequenina Miniaturas´, onde são vendidas as mais diferentes peças, mas tudo muito pequeno.

O recorde foi homologado no palco do programa ´Tudo é Possível´, da Rede Record, com a presença do auditor do Livro dos Recordes Brasileiros, Luciano Cadari.

Os produtos comercializados na loja são produzidos em uma escala internacional 1:12, o que corresponde ao mesmo que dizer que as peças são produzidas de forma 12 vezes menores do que as originais.

A ideia de um comércio especializado em miniaturas surgiu após uma viagem ao exterior que as irmãs fizeram em 1993.

Por serem de uma família onde o gosto pela arte, mobiliário, coisas antigas, cenografia, fez parte da formação de todos, um é publicitário, uma decoradora, outra artista plástica e uma atriz.

“Logo após o nosso retorno ao país, decidimos abrir um quiosque em um shopping de São Paulo para lançar a novidade no Brasil”, conta Mila.

Depois de uma pesquisa no mercado, elas perceberam que o público no Brasil poderia ser de consumidores em potencial desse tipo de arte.

Além disto, a arquitetura e a identificação e satisfação pessoal em estar trabalhando com peças pequenas e familiares, serviram como estímulo para dar sequência ao trabalho.

As recordistas confessam que estão muito realizadas e sentem muita felicidade em saber que seus esforços estão sendo reconhecidos.

"Depois de aparecermos na TV, as pessoas não ligam mais para o fato de sermos anãs: agora somos as moças famosas", destacam.

Elas completas: "Sermos reconhecidas em rede nacional e termos nosso trabalho no RankBrasil é um orgulho, pois já admirávamos a ideia, pela enteidade ser um instrumento de autoestima ao povo brasileiro”.

Produtos oferecidos
O estabelecimento funciona há 14 anos e desde o início, a preocupação foi em manter objetos pequenos por estarem de acordo com a proposta da loja, dando preferência por artesanatos de alta qualidade.

As irmãs estão sempre estudando e pesquisando e contam com a ajuda de 35 artistas brasileiros, que compõem as obras.

Para a confecção das peças são utilizados, entre outros materiais, madeiras (para móveis), biscuits (espécie de massa para modelar), massas próprias para miniaturas, vidros e porcelanas.

Segundo as recordistas, os produtos mais procurados são móveis como uma chapeleira do século XX, salas de estar, cadeiras, corujas esculpidas em prata, flores, conjuntos de chás e kits de costuras.

Diferencial
A loja tem mais um diferencial: peças avulsas são comercializadas, para que os clientes montem seus próprios ambientes personalizados. Mesmo assim, as pessoas podem ter a orientação das irmãs para algumas dicas.

“Adoramos trabalhar com miniaturas, pois nos dá a oportunidade de conhecermos pessoas interessantes, e a cada montagem de ambiente contar uma pequena história do novo dono”, afirma Marta.

Peças prediletas
Na loja existem peças que recebem um carinho especial e são consideradas as mais queridas: um aquário, seguido de comidinhas e flores, e bichinhos minúsculos, como uma joaninha, que é menor que a unha de um dedo mindinho.

De acordo com as irmãs, por serem réplicas de peças antigas, os objetos adquirem seus próprios encantos, e que sempre que chegam peças novas, elas escolhem algumas para um acervo particular. As preferidas são um São Francisco em prata e uma cadeira de balanço, estilo tounet.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires