Porto com maior movimento de cargas

O recorde é do Porto de Santos, que movimenta mais de 60 milhões de toneladas de cargas por ano

10/01/2006
12987 Acessos
Imprimir
Porto com maior movimento de cargas
Porto de Santos movimenta mais de 60 milhões de toneladas de cargas por ano
O Porto de Santos, que fica no Estado de São Paulo, entra para o RankBrasil por ser o Porto com maior movimento de cargas do país.

São mais de 60 milhões de toneladas por ano. Sozinho, ele responde por quase 30% de todo o comércio exterior do Brasil (dados de novembro de 2012).

Atualmente com 12 km de cais, entre as duas margens do estuário, a inauguração oficial do porto recordista aconteceu em 02 de fevereiro de 1892, quando a Companhia Docas de Santos (CDS) entregou à navegação mundial os primeiros 260 metros de cais na área denominada Valongo.

Desde então, o porto não parou de expandir, atravessando todos os ciclos de crescimento econômico do país, aparecimento e desaparecimento de tipos de carga, até chegar ao período atual de amplo uso dos contêineres.

Açúcar, café, laranja, algodão, adubo, carvão, trigo, sucos cítricos, soja, veículos, granéis e líquidos diversos, têm feito o cotidiano do porto, que já movimentou, desde 1892, mais de um bilhão de toneladas de cargas diversas.

Em 1980, com o término do período legal de concessão da exploração do porto pela Companhia Docas de Santos, o Governo Federal criou a Companhia Docas do Estado de S. Paulo (Codesp), empresa de economia mista, de capital majoritário da União.


Fontes: Porto de Santos e Revista Exame
Redação: Rankbrasil
Revisão: Fátima Pires