Maior tempo de sucesso independente

Os ´Velhas Virgens´ nunca abriram mão da independência musical, prezam pela autonomia nas obras e utilizam a música da maneira que querem

29/01/2009
20076 Acessos
Imprimir
Maior tempo de sucesso independente
Foto - Acervo: Velhas Virgens
O RankBrasil homologou a banda ´Velhas Virgens´ pelo recorde de Maior tempo de sucesso independente do país. E não é pra menos: o primeiro show foi realizado em São Paulo - SP em 1986 e depois não parou mais.

A banda é formada pelo vocalista Paulão, o baixista Tuca Paiva, Caio Andrade na guitarra, bateria com Simon Brow, Alexandre Cavalo na guitarra e vocais e Lili na voz.

O grupo demorou quase dez anos para lançar o primeiro trabalho e tocou em todos os lugares que encontrou disponíveis, o que ajudou a banda a criar sua identidade. "Nós conseguimos atingir muitos lugares fazendo shows e dando liberdade para outras pessoas tocarem nossas músicas”, conta Alexandre.

Os integrantes nunca abriram mão da independência, têm autonomia nas obras e usam as músicas do jeito que querem. Sempre disponibilizaram para os fãs os CDs na íntegra e acreditam que isso não atrapalha em nada o rendimento da banda. “Acho que o MP3 livre não atrapalha as vendas de bons trabalhos, as porcarias é que vão sofrer”, destaca.

A turma toda preza pelo bom e velho estilo musical, o rock and roll, e lembra das influências diretas das bandas nacionais ´Camisa de Vênus´ e ´Ultraje a Rigor´. As músicas do grupo também fazem referência ao samba malandro tocado por Bezerra da Silva e Moreira da Silva, nunca esquecendo a literatura brasileira de Nelson Rodrigues e Augusto dos Anjos.

As músicas
As canções são compostas pelos integrantes da banda e remetem sempre ao cotidiano. "Contamos fatos que passamos, ou que alguém passou e nos contou, claro que com altas doses de exagero e bom humor. As mais desbocadas são de autoria do Paulão e as mais românticas eu escrevo, a nossa arma é a caricatura”, revela.

Além das músicas caricaturais com refrões empolgantes do teatro, com direito a figurino apresentado no palco, a banda tem grande interatividade com o público, que participa do show em todos os momentos.

Quando questionados pela equipe RankBrasil sobre o papel das mulheres em suas músicas, eles declaram: "Hoje elas entenderam que nós estamos dando as chaves pra que elas conheçam e saibam como lidar com os homens. Estamos armando as mulheres contra nós e todas as garotas inteligentes sacam isso. Queremos que elas, cada vez mais, tomem a iniciativa de dominar o mundo”.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires