Campeão mais jovem de uma Copa do Mundo

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, entra para o RankBrasil

63288 Acessos
Imprimir
Campeão mais jovem de uma Copa do Mundo
A Seleção Brasileira conquistou seu primeiro título de campeã do mundo na Suécia, no ano de 1958. Sua jovem estrela, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que tinha apenas 17 anos e sete meses, encantou o mundo com seis belíssimos gols, tornando-se o mais jovem campeão mundial.

Pelé marcou um gol contra a seleção de Gales, fez três gols na vitória da Seleção Brasileira por 5 X 2 contra a França nas semifinais, e acertou a rede mais duas vezes na partida da final contra os donos da casa, com vitória da seleção, também por 5 X 2.

O Rei do futebol fez parte da seleção em quatro mundiais e marcou gols em todos. Além do recorde de Campeão mais jovem, ele foi o Mais jovem a marcar gols em Copa do Mundo e Único jogador tricampeão do mundo, títulos conquistados em 1958 na Suécia, 1962 no Chile e 1970 no México.

O recordista foi considerado no ano de 1999, o Atleta do século, de todos os esportes, pelo Comitê Olímpico Internacional e o Jogador de futebol do século, pela UNICEF.

Pelé jogou no Brasil pelo Santos Futebol Clube, no ano de 1974 e encerrou sua carreira futebolística no ano de 1977, jogando pelo time dos Estados Unidos New York Cosmos. No total, marcou 1.283 gols em 1.366 jogos.

Opiniões sobre o Rei do futebol
> Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro: "Marcar mil gols, como Pelé, não é tão difícil. Marcar um gol como Pelé é”.
> Sigge Parling, zagueiro sueco encarregado de marcar Pelé durante a final da Copa do Mundo de 1958: "Após o quinto gol, eu queria era aplaudi-lo”.
> Tarciso Burnigch, zagueiro italiano encarregado de marcar Pelé durante a final da Copa do Mundo de 1970: "Eu pensei: ele é feito de carne e osso, como eu. Eu me enganei”.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires