Primeiro futebolista brasileiro a ganhar a Copa do Mundo como jogador e treinador

Mario Jorge Lobo Zagallo conquistou os títulos como jogador nas copas de 1958 e 1962, e como técnico na Copa de 1970

30/05/2010
21768 Acessos
Imprimir
Primeiro futebolista brasileiro a ganhar a Copa do Mundo como jogador e treinador
Mario Jorge Lobo Zagallo entra para o RankBrasil. Ele nasceu em Maceió – AL, no dia 09 de agosto de 1931. No ano de 1958 foi convocado para participar da Seleção Brasileira, disputando a Copa do Mundo na Suécia, com a posição de armador pela esquerda.

Com o recordista, o Brasil inovou taticamente e jogou em 1958 no esquema 4-3-3, pois Zagallo era um ponta esquerda que recuava para ajudar no meio de campo.

Quando parou de jogar futebol profissionalmente, Zagallo se transformou em um dos mais famosos treinadores do futebol mundial.

Ele treinou a Seleção Brasileira e foi tricampeão mundial em 1970, no México. Voltou a atuar como técnico da seleção em mais duas oportunidades: foi quarto colocado em 1974 na Alemanha e vice-campeão em 1998 na França.

Além das conquistas como jogador e treinador, o recordista fez parte da comissão técnica da Seleção Brasileira que ganhou a Copa de 1994, como auxiliar técnico de Carlos Alberto Parreira.

Zagallo treinou a seleção do Kuwait e a seleção da Arábia Saudita, classificando os árabes para as Olimpíadas de Montreal. Foi também treinador dos jogadores dos Emirados Árabes, levando a seleção para o mundial de 1990, na Itália.

Como jogador foi tricampeão pelo Flamengo, bicampeão pelo Botafogo e bicampeão mundial pela Seleção Brasileira. No Botafogo participou da fase áurea do time, jogando ao lado de astros como Garrincha, Didi e Nilton Santos.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires