Primeira partida de futebol

O jogo aconteceu em 1895, em um campo na Várzea do Carmo, em São Paulo

14/05/2009
8257 Acessos
Imprimir
Primeira partida de futebol
O primeiro jogo de futebol oficial do Brasil, que entra para o Livro dos Recordes, aconteceu em 14 de abril de 1895, em um campo na Várzea do Carmo, em São Paulo - SP. A partida foi organizada pelo jogador, árbitro e precursor do futebol brasileiro, Charles Miller, que também participou do jogo recordista.

A equipe de São Paulo Railway (companhia de ferrovias) jogou contra a da Companhia de Gás, times formados por funcionários ingleses de empresas inglesas, que atuavam na capital paulista. O confronto terminou com a vitória de 4 x 2 para a equipe São Paulo Railway.


O futebol
No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros. Atualmente, o esporte não tem restrições sociais e os negros são os que mais se destacam com a bola no pé.

O futebol se tornou popular por ser fácil de jogar em qualquer espaço. Hoje, crianças e adultos se divertem com a famosa ´pelada´ na rua, nas escolas, no campinho do bairro, clubes e até mesmo no fundo de um quintal.

Charles Miller
Nascido no bairro paulistano do Brás, filho de pai escocês e mãe brasileira de origem inglesa, Charles Miller viajou para a Inglaterra aos nove anos de idade. Quando voltou para o Brasil, em 09 de junho de 1894 para trabalhar na São Paulo Railway, trouxe em sua bagagem duas bolas, um conjunto de regras e uniformes.

Ele deixou as bolas trancadas em seu armário por 10 meses, até a realização do primeiro jogo da história brasileira, que se tornou uma das maiores riquezas do país.


Redação: Aline de Oliveira
Revisão: Fátima Pires