Estado com maior inclusão digital do Brasil

Recorde é do Mato Grosso, que tem todos os seus 141 municípios beneficiados pelo Projeto MT Ação Digital

21/09/2010
8140 Acessos
Imprimir
Estado com maior inclusão digital do Brasil
O Mato Grosso é o primeiro, entre todos os estados brasileiros,a atender a todos os seus municípios com um projeto de inclusão digital.

Foi idealizado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (SETECS), no governo de Blairo Borges Maggi, juntamente com a secretária Terezinha de Souza Maggi.

O compromisso foi finalizado pelo atual governador Silval da Cunha Barbosa, com o apoio de Jean Estevan Campos Oliveira, secretário de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social.

Todos os municípios do Estado do Mato Grosso foram beneficiados com pelo menos uma unidade de inclusão digital. Em sua grande maioria, os laboratórios são montados com 10 equipamentos clientes, um equipamento servidor, uma impressora, mesas, cadeiras e demais itens necessários (no-break, switch, rack, etc).

Grande parte das unidades funciona nos bairros anexos a Secretaria de Ação Social ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Os equipamentos clientes são os “thin clients” que são computadores montados em uma rede modelo cliente-servidor de duas camadas, o qual tem pouco ou nenhum aplicativo instalado, de modo que depende primariamente de um servidor central para o processamento de atividades.

Esses modelos de equipamentos foram utilizados por apresentarem baixo custo de manutenção, consumir pouca energia e ter vida útil superior a equipamentos tradicionais.

Para a implantação de cada unidade foi estabelecida uma parceria entre o Estado, que forneceu os equipamentos e mobiliários, acompanhamento das atividades e treinamento dos monitores para atendimento à população.

Como contrapartida, as prefeituras disponibilizaram o local para funcionamento e contratação de profissionais para orientar os usuários.

Para o assessor e autor do projeto, César Fernando Berriel Vidotto, neste modelo de inclusão digital, o cidadão tem, gratuitamente, de forma orientada e assistida, acesso amplo ao mundo da tecnologia de informação e internet.

“É como se fosse uma extensão de seu lar, sua segunda casa”, destaca. Neste espírito, o cidadão aprende, cuida e faz bom uso de todos os recursos disponibilizados.

A equipe de colaboradores que atua administrativa e tecnicamente é composta por Fernando Bernardes Leão, Leonardo Augusto Train Vieira, Robert Carvalho dos Santos e Rafael Souza Pereira.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires

Algumas citações na mídia:
Agência Sebrae De Notícias