Maior quantidade de certificados conquistados

Com 416 certificados em diversas categorias, comendador de 65 anos entra para o RankBrasil

16/09/2010
16364 Acessos
Imprimir
Maior quantidade de certificados conquistados
Foto: Arquivo pessoal - Moyses Barbosa
O Comendador Dom Moyses Barbosa, de Três Rios – RJ é pastor, advogado, professor e teólogo. Na área de teologia, tem bacharelado, mestrado, doutorado e PhD. Com 65 anos, Dom Moyses entra para o RankBrasil. Ele é recordista por possuir a maior quantidade de certificados, totalizando 416, em várias categorias.

“Entrar para o RankBrasil representa o reconhecimento nacional de um trabalho sério e determinado, de estudos e vida ativa em diferentes segmentos comunitários”, diz Dom Moyses.Os primeiros certificados começaram aos 18 anos, no serviço militar e continuam até hoje.

Para ele, apesar da idade, as atividades não podem parar: “atuo desinteressadamente, apenas em benefício das pessoas que estão ao meu redor”. O comendador ressalta que fazer parte do Livro dos Recordes é uma benção de Deus. “Estou muito feliz. Isso é combustível para que eu não desanime e prossigana missão de amar e ajudar o próximo”, conta.

Dom Moyses realizou o primário na rede pública. No secundário, optou por cursar Técnico em Contabilidade. Em Vassouras – RJ fez Plena em Ciências Exatas. A graduação em Direito, concluiu em Valença – RJ, junto com a esposa, Ivanir Maria Belisário Barbosa. Na área religiosa, o recordista tem título de Doutor em Divindade, entre outros.

Com ativa participação na vida da comunidade, além de lecionar, o comendador procura se integrar em campanhas comunitárias. Ele faz palestras em escolas, igrejas, associações e aconselhamento de pessoas em recuperação de drogas.

Desde 1975, Dom Moyses possui o título de Cidadão Trirriense,concedido pela Câmara Municipal. Também recebeu dezenas de condecorações e homenagens: título de Comendador, Certificate of Public Consecration, Ministro do Ano (várias vezes), Diploma da International Orderof Ecclesiastic Ministers, entre outras.

No Ministério do Exército foi homenageado com a Medalha Marechal Hermes - Aplicação e Estudo, expedida pelo Ministro da Guerra e Menção Honrosa. Na área de Direito,recebeu a Medalha do Mérito Jurídico e Social, juntamente com a esposa.

Dom Moyses foi condecorado dezenas de vezes e ainda vem sendo, por instituições religiosas, especialmente Igrejas, Ordens de Pastores e Ministros Evangélicos, Seminários, Acadêmica de Letras, Cruzadas e organizações seculares.

Ele ainda recebeu medalhas da Liga Desportiva, Igrejas Evangélicas, Vaticano, Cruzada Mundial de Literatura, Conselhos de Pastores de âmbito nacional e internacional, programa de televisão, jornais, emissora de rádio, entre outros. Todas as medalhas foram acompanhadas do Diploma de Concessão.

“Acredito que este acervo é um autêntico monumento histórico-cultural, que retrata minha atuação nos diferentes seguimentos comunitários. Tudo é guardado com muito carinho e em permanente manutenção”, diz Dom Moyses.

O recordista nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de fevereiro, de 1944 e tem três filhos: o advogado Moysés William, a professora Millene Christina e o acadêmico de Direito, Moysanir Cláudio.

Trabalhos desenvolvidos
Dom Moyses trabalhou no Comissariado de Menores e na Justiça do Trabalho, admitido através de concurso público. Aposentou em 1995. Na atualidade, exerce a advocacia e o ministério pastoral, para o qual foi consagrado em 1994, na Primeira Igreja Batista de Três Rios - Igreja da Convenção Batista Brasileira.

Ele acredita que seu ministério tem sido proeminente, seja liderando igrejas ou participando de organizações evangélicas, entre elas, Associação Batista Paraibana, Faculdade Evangélica de Teologia, Cruzada Evangélica de Reconciliação Monte Sinai, Projeto Vida Nova, O Jornal Batista, Jornal Boas Novas, Conselho Municipal Antidrogas, Ordem dos Pastores do Município de Três Rios e Conselho Nacional de Pastores Evangélicos.

No Seminário Teológico Evangélico Centro-Fluminense (SETECEF), Dom Moysesé Reitor desde 1997. Ele recebeu o Medalhão de Reitor, para portá-lodefinitivamente, ao permanecer dez anos no exercício do cargo.

Na Segunda Igreja Batista de Carmo – RJ recebeu o título de Pastor Emérito. Atualmente é o vice-presidente da Sétima Igreja Batista de Três Rios. Nesta igreja, já recebeu dois diplomas de homenagens e uma medalha de honra ao mérito.

O Comendador também trabalhou muito tempo na radio difusão e no microfone. Na imprensa escrita, Dom Moyses ainda atua. Em 2008 completou quarenta anos de jornalismo regional. “Procuro me atualizar com cursos específicos em todas as áreas que atuo”, completa o recordista.

Medalhas
Dom Moyses recebeu várias medalhas, entre elas:

- Mérito Cruz de Cristo
- Marcas da Cruz
- Cruz Vermelha
- Pavilhão Nacional
- Armas da República
- Armas de Porto Alegre
- Mérito Cultural
- Mérito do Trabalho
- Rotary Clube
- George Washington
- Lions Clube
- Sesquicentenário da Independência
- Segurança do Trabalho
- Mérito Maçônico
- Comenda A. B. Christie
- Ordem do Mérito Coroa Imperial
- Transporte Ferroviário
- Mérito Literário
- Corpo de Bombeiros
- Amigo do Escotismo
- Sindicato dos Rodoviários (MG)
- Presidente Getúlio Vargas
- Mérito Desportivo
- Mérito Jurídico
- Mérito Jornalístico
- Jubileu de Ouro (1ª vitória do futebol brasileiro na Copa do Mundo)
- Martinho Lutero
- Pedro II
- 500 Anos do Descobrimento do Brasil

Redação: Fátima Pires