Mais jovem brasileira a participar do hipismo olímpico

Amazona de apenas 20 anos disputou em Londres pela segunda vez os Jogos Olímpicos

23/07/2012
5666 Acessos
Imprimir
Mais jovem brasileira a participar do hipismo olímpico
Luiza Novaes Tavares de Almeida disputou as Olimpíadas de Pequim, na China (2008), na categoria adestramento. Na época, ela tinha 16 anos. A amazona, que é natural de São Paulo (SP), também participou dos Jogos de Londres, na Inglaterra (2012), mas não conquistou medalhas nas competições.

Com o cavalo chamado Samba, seu companheiro há oito anos, ela acumula 1.353 pontos no ranking oficial da Federação Equestre Internacional.

A pontuação, alcançada com a vitória no Grand Prix Freestyle, que aconteceu em São Paulo, em 25 de fevereiro deste ano, garantiu a vaga da amazona em Londres. Em Pequim 2008, pesar de ter ficado na 40ª posição dos jogos, a atleta adquiriu experiência para as próximas edições.

Herdeira da cachaça Velho Barreiro, Luiza é estudante do curso de Direito e ocupa o cargo de 3º Sargento da Cavalaria do Exército Brasileiro. Nas horas vagas, gosta de lutar boxe. Com o objetivo de intensificar sua preparação para as Olimpíadas de Londres, em maio a atleta foi para a Alemanha, no Centro de Treinamento do Dolff Keller, renomado treinador internacional.



Paixão pelo esporte
A recordista nasceu na cidade de São Paulo, em 07 de setembro de 1991. Até os 12 anos de idade ela já saltava com cavalos e para corrigir um problema de postura resolveu ter aulas de adestramento. A amazona então se apaixonou pelo esporte e não parou mais.

Participações e conquistas
Entre suas conquistas estão o bicampeonato brasileiro Sênior Top de Adestramento, nos anos de 2008 e 2011, e o Prêmio Brasil Olímpico, adquirido em 2009, 2010 e 2011, através do Comitê Olímpico Brasileiro.

No ano de 2007, ganhou a medalha de bronze por equipe no Pan-Americano do Rio. Com 15 anos, ela foi a mais jovem amazona na história dos jogos, levando o título de musa da competição.

Em 2010, a atleta também participou dos Jogos Equestres Mundiais de Kentucky, nos EUA. No ano de 2011 disputou o Pan-Americano de Guadalajara e obteve a medalha de ouro no individual e prata por equipes nos Jogos Mundiais Militares realizados no Rio de Janeiro.

Hipismo
De todos os esportes olímpicos dos Jogos de Londres, o hipismo tem uma peculiaridade especial. É o único em que homens e mulheres competem entre si por uma medalha. Ao contrário das outras modalidades, o animal é que é considerado diferencial.


Fontes: Brasil Hipismo, Globo Esporte, Estadão e Fox Esportes
Redação: Fátima Pires