Primeira mulher a ocupar um lugar no Senado Federal

Recordista era suplente e assumiu o cargo em 1979, representando o Estado do Amazonas no Congresso Nacional

08/01/2013
10158 Acessos
Imprimir
Primeira mulher a ocupar um lugar no Senado Federal
Além de política, recordista atuou como professora e funcionária pública - Imagem: divulgação
Eunice Mafalda Berger Michiles, que entra para o RankBrasil, foi a primeira mulher a ocupar um lugar no Senado Federal do país.

Ela era suplente e assumiu o cargo em 11 de maio 1979, após a morte do senador João Bosco Ramos de Lima, representando o Estado do Amazonas no Congresso Nacional.

A recordista nasceu em São Paulo, em 10 de julho de 1929. Além de política, atuou como professora e funcionária pública.

Ao se casar, mudou-se com o marido para Maués, no Amazonas. Em 1974 foi eleita deputada estadual e depois se candidatou ao senado, sendo eleita primeira suplente.

Sua passagem pelo parlamento foi marcada principalmente pela criação do Movimento da Mulher Democrática Social (MMDS). Em 1986, ela foi eleita deputada federal, integrando a Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988.

Escolhida conselheira do Tribunal de Contas do Amazonas, a recordista ainda foi vice-presidente do colegiado, até se aposentar por idade, no ano de 1999.

Senadora no Brasil Império
Antes do processo eleitoral que fez de Eunice Michiles a primeira mulher a ocupar um lugar no Senado Federal, o Brasil teve uma senadora por direito de dinastia durante o período imperial: a princesa Isabel, que ocupou o cargo por ser herdeira do trono.


Fontes: IBGE, Wikipédia e Portal Terra
Redação: Fátima Pires