Primeiro barco do Brasil movido a gás natural

Veículo ecológico Límpia começou a operar em outubro de 2008, com o objetivo de remover lixo dos rios que desembocam na Baía de Guanabara - RJ

13/12/2012
4053 Acessos
Imprimir
Primeiro barco do Brasil movido a gás natural
Feito de alumínio, barco recordista é 100% ecológico
O barco ecológico Límpia, que entra para o RankBrasil, foi o primeiro do país movido a gás natural. Feito de alumínio, o veículo é 100% ecológico.

Com o objetivo de remover lixo dos rios que desembocam na Baía de Guanabara, no Estado do Rio de Janeiro, o Límpia começou a operar em 15 de outubro de 2008.

A embarcação tem capacidade para recolher até cinco toneladas de lixo por dia e autonomia para 180 milhas náuticas, o que corresponde a duas viagens ao redor da baía. Além disto, sua estrutura permite a passagem em áreas extremamente assoreadas.

Outra vantagem é que os resíduos sólidos são recolhidos através de uma esteira frontal e armazenados em dois containers. Por ter recolhimento automático, a tripulação não entra em contato direto com o lixo, evitando contaminação.

O barco Límpia, que foi fabricado pela empresa Brissoneau Ambiental, em parceria com a Barcas S.A., possui ainda um guindaste com capacidade para meia tonelada e um canhão d’água de alta pressão.

Excesso de lixo
O excesso de lixo nas águas da Baía de Guanabara, além de prejudicial ao meio ambiente, é o principal responsável pelas panes nos motores das embarcações que passam pelo local. Os incidentes provocam atrasos e transtornos no transporte de passageiros na região.


Fontes: Extra e Governo do Rio de Janeiro
Redação: Fátima Pires