Primeiro brasileiro campeão mundial de slackline

Campeonato Mundial aconteceu em setembro de 2012, na Áustria. Carioca conquistou o primeiro lugar desbancando favoritos

29/11/2012
7442 Acessos
Imprimir
Primeiro brasileiro campeão mundial de slackline
O carioca Igor Zambelli, que entra para o RankBrasil, foi o primeiro brasileiro campeão mundial de slackline – esporte de equilíbrio praticado sobre uma fita de nylon estreita e flexível.

A conquista do recorde aconteceu em 1° de setembro de 2012, durante o Campeonato Mundial realizado na Áustria, e veio com sabor especial. O carioca foi campeão desbancando Alex Mason, dos Estados Unidos, que havia derrotado o fenômeno Andy Lewis, conhecido como ‘Mr. Slackline’.

O torneio reuniu 16 atletas, sendo oito pré-selecionados por serem os melhores do mundo. Sem ranking, o brasileiro se classificou após ter passado por uma seletiva através do ‘Wild Card’ – competição online onde atletas do mundo enviam vídeos atrás de uma vaga na classificação.

Apelidado de ‘Reizinho’ no Brasil, Igor nasceu em 14 de outubro de 1993, na zona sul do Rio de Janeiro, e pratica o esporte há apenas dois anos. Ele conheceu o slackline enquanto andava de skate na orla de Ipanema. Curioso, pediu para tentar e a brincadeira virou um vício, que já rendeu um inesperado título mundial.

Slackline
Também chamado de corda bamba, o esporte é baseado em uma fita de nylon presa a dois pontos, que fica geralmente a uma altura de 30 cm do chão. O praticante deve atravessar a corda, com elaborações de manobras e técnicas. Entre os atributos aplicados na modalidade estão o equilíbrio, concentração, coordenação motora e velocidade de reação.

Fontes: Agência de Jornalismo Esportivo, SporTV e Wikipédia
Redação: Fátima Pires