Primeiro brasileiro campeão mundial de kart

Carioca conquistou o título inédito para o país em 1986, em Jacksonville, na Flórida, nos Estados Unidos

27/12/2012
4896 Acessos
Imprimir
Primeiro brasileiro campeão mundial de kart
Recordista Guga Ribas fez história no kart e no automobilismo - Foto: Arquivo pessoal - Guga Riba
Augusto Sérgio de Oliveira Ribas, mais conhecido como Guga Ribas, entra para o RankBrasil por ter sido o primeiro brasileiro campeão mundial de kart. O carioca conquistou o título em 1986, em Jacksonville, na Flórida, nos Estados Unidos.

Guga nasceu em 29 de julho de 1964. Aos 13 anos de idade, ganhou seu primeiro kart e realizou a primeira corrida oficial em 27 de novembro de 1977, vencendo logo na prova de estreia. Exemplo de velocidade e competitividade nas pistas, consolidou uma história de títulos em etapas estaduais e regionais, até chegar ao mundial.

Durante quase duas décadas de carreira, o recordista fez história no kart e no automobilismo, passando pelas categorias Fórmula Ford, Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, e Stock Car. Das 171 corridas que disputou, ele terminou 57% delas entre as três primeiras posições, com 48 vitórias, 33 segundos lugares e 17 terceiras posições, além de 43 pole positions.

Tiro Prático
Em 1997, Guga abandonou as pistas e estreou no Tiro Prático – modalidade que utiliza armas de fogo para executar exercícios típicos da competição em alvos de papel ou metal. O atleta possui títulos nacionais e europeus no esporte, além do tricampeonato Pan-Americano e um vice-campeonato mundial. Por suas conquistas, é reconhecido como uma referência para outros atiradores.

Campeões brasileiros de kart
Além do pioneiro Guga Ribas, o Brasil foi campeão mundial de kart com outros dois pilotos. Em 1995 com o paulista Gastão Fráguas, e em 1998, com Ruben Carrapatoso, também de São Paulo.

Primeiro do mundo
O primeiro piloto campeão mundial de kart foi o italiano Guido Sala, que conquistou o título no ano de 1946. Em 1965, ele obteve o bicampeonato na competição.


Fontes: site oficial de Guga Ribas e Globo Esporte
Redação: Fátima Pires