Primeiro brasileiro a ganhar prêmio Galileo Galilei

Físico foi condecorado por uma pesquisa sobre o comportamento da matéria quando submetida a feixes de luz de alta intensidade

04/11/2012
5643 Acessos
Imprimir
Primeiro brasileiro a ganhar prêmio Galileo Galilei
O físico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cid Bartolomeu de Araújo, que entra para o RankBrasil, foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio internacional Galileo Galilei, promovido pela Comissão Internacional de Óptica.

Em outubro de 2003, na Venezuela, ele foi condecorado pelo conjunto de seus estudos na área de óptica não-linear – uma pesquisa sobre o comportamento da matéria quando submetida a feixes de luz de alta intensidade (lasers).

O pesquisador nasceu em 20 de maio de 1945, na cidade de Recife – PE. É engenheiro eletricista pela UFPE, mestre e doutor em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), e pós-doutor pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

No exterior, trabalhou como pesquisador associado em Harvard. Também atuou, entre outras instituições, como pesquisador visitante na Universidade de Paris e na École Polytechnique – uma das mais antigas, célebres e prestigiosas escolas de engenharia francesa.

Desde 1989 é professor titular na UFPE, sendo um dos cofundadores do Departamento de Física. Antes de se envolver com estudos relacionados à óptica não-linear e propriedades ópticas de materiais, ele trabalhou na área de Materiais Magnéticos.

Por suas pesquisas, o recordista tem mais de 150 artigos publicados em revistas científicas internacionais e quase 300 apresentações em congressos nacionais e internacionais, além de alguns artigos publicados como capítulos de livros científicos.

Na Sociedade Americana de Óptica
Em 2003, Cid também foi o primeiro brasileiro a conquistar um lugar como membro do comitê da Sociedade Americana de Óptica. A entidade profissional e internacional é ligada ao universo da física e ao trabalho óptico.

O prêmio
O Galileo Galilei foi criado em 1993, pela Comissão Internacional de Óptica. A cada ano, o prêmio é concedido a um pesquisador da área de Óptica, em reconhecimento a contribuições científicas excepcionais para a área.

Galileu Galilei
Galileu Galilei, em italiano Galileo Galilei, foi uma personalidade fundamental na revolução científica. Físico, matemático, astrônomo e filosófico da Itália, ele desenvolveu os principais estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado (variação no decorrer do tempo) e do movimento do pêndulo (objeto que oscila em torno de um ponto fixo).

Fontes: Academia Brasileira de Ciências, Ciências Hoje e UFPE
Redação: Fátima Pires