Primeiro jornal brasileiro exclusivo para iPad

Lançado em março de 2011, projeto nacional teve inspiração no The Daily, veículo pioneiro no mundo desenvolvido para o aparelho

18/11/2012
4484 Acessos
Imprimir
Primeiro jornal brasileiro exclusivo para iPad
Foto: RankBrasil
O Brasil247, veículo digital desenvolvido pela empresa Woodwing, foi o primeiro jornal brasileiro criado exclusivamente para iPad, outros tablets e smartphones. No mundo foi o segundo, mas lidera na experiência aberta e gratuita.

Lançado em 13 de março de 2011, o projeto nacional, que entra para o RankBrasil, teve inspiração no The Daily, mundialmente pioneiro no desenvolvido de notícias para o aparelho.

Com investimento na ordem de R$ 4 milhões, o jornal brasileiro traz duas edições diárias com conteúdo interativo, entre reportagens, fotos e vídeos. A primeira edição é publicada às 20h e no outro dia, às 6h, é feita uma versão atualizada. Em caso de fatos importantes, o jornal ainda realiza uma edição extra.

Sem custo para os usuários, os idealizadores acreditam na cultura da internet como conteúdo livre e grátis. O veículo conta com uma equipe de 20 jornalistas, que preparam as edições. No entanto, a Editora247 aposta na colaboração dos leitores, que podem enviar fotos, vídeos e textos por email e pelas mídias sociais, como Twitter e Facebook.

Dividido em editorias como Poder, Brasil, Mundo, Cultura e Esportes, o jornal recordista possui também uma revista especial no final de semana, a Oásis, que aborda assuntos sobre qualidade de vida. Ainda disponibiliza informações sobre finanças pessoais, mídia e tecnologia, games e aplicativos, ecologia e fotografia.

Com plataforma digital completa, possui aplicativos nas tecnologias iOs e Android, reunindo todos os recursos audiovisuais e de interatividade disponíveis no iPad. Assim como o aplicativo, as edições são totalmente de graça.

Primeiro do mundo
O primeiro jornal exclusivo para iPad do mundo foi o The Daily, lançado em 02 de fevereiro de 2011, pela empresa de mídia norte-americana News Corp, que tem entre suas marcas o famoso Wall Street Journal. Diferente do Brasil247, o veículo digital pioneiro tem um preço: custa US$ 0,99 por semana ou US$ 40 por ano.


Fontes: G1 Tecnologia e Games, Brasil247, Revista Exame e Observatório da Imprensa
Redação: Fátima Pires