Estado com maior rebanho de búfalos do país

O Pará possui 39% do efetivo bubalino nacional e a Ilha de Marajó (PA) conta 320.335 cabeças

21/03/2014
9917 Acessos
Imprimir
Estado com maior rebanho de búfalos do país
Imagem: TV Globo
O Pará entra para o RankBrasil com o maior rebanho de búfalos do país. O estado possui 461.275 cabeças, que representa 39% do efetivo bubalino nacional. Marajó (PA) tem 320.335 búfalos.

O rebanho brasileiro de búfalos é estimado em 1,15 milhão de cabeças, destes, 720 mil animais na região norte. O Nordeste do Brasil conta com 135 mil e Sudeste com 104 mil búfalos segundo dados do Ministério da Agricultura divulgados em 2013.

Criação de búfalos no Brasil
O búfalo foi introduzido no Brasil há cerca de 100 anos, mas a sua importância como produtor de carne e leite é recente. Os rebanhos bubalinos começam a ganhar espaço no mercado nacional e a previsão da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos é de que dentro de 30 anos, o país tenha 50 milhões de cabeças.

Vantagens dos bubalinos

De acordo com uma pesquisa americana, a carne de búfalo contém menos colesterol e mais proteína que a bovina, sedo utilizada tanto na venda do produto resfriado ou congelado, como também na fabricação de hambúrgueres, salsichas, entre outros.

A cultura bubalina visa, além da carne, a produção de leite, que é consumido in natura ou utilizado para fabricar a famosa mozarela de búfala – um dos queijos mais apreciados no país. Outra vantagem é que os búfalos apresentam ótimas características zootécnicas, com rusticidade, longevidade, adaptabilidade, prolificidade (fecundidade) e precocidade.

    Curiosidades
  • Aproximadamente 7% de todo o leite consumido no mundo é de búfalas
  • Na Índia, os búfalos produzem 70% de todo o leite consumido no país
  • Além de ser totalmente branco, o leite de búfala é mais doce, mas nutritivo e com menor teor de colesterol que o leite bovino, que é levemente amarelado
  • Após o acidente nuclear em Chernobil, na antiga União Soviética, o leite de búfala foi o alimento que mais rapidamente eliminou os resíduos de radioatividade
  • No Brasil, a garantia de que a mozarela é pura de leite de búfala vem através do selo da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos


Fontes: Ministério da Agricultura
Redação: Fátima Pires