Primeiro artista brasileiro a ter um canal exclusivo no YouTube

Canal entrou no ar em 21 de janeiro de 2008, com vídeos e histórico do cantor e compositor, oferecendo ainda uma música inédita aos fãs do brasileiro

10/10/2012
4629 Acessos
Imprimir
Primeiro artista brasileiro a ter um canal exclusivo no YouTube
Foto - Arquivo RankBrasil
Gilberto Gil foi o primeiro artista brasileiro a ter um canal exclusivo no YouTube, site de vídeos mais popular do mundo. O canal entrou no ar em 21 de janeiro de 2008, com vídeos musicais e histórico do cantor e compositor.

Criado através de uma parceria entre Gilberto Gil e o Google, maior site de buscas, empresa que é proprietária do YouTube, o canal do artista também ofereceu no lançamento uma música inédita aos fás, de uma faixa do álbum ‘Banda Larga’.

O veículo de comunicação recordista conta com videoteca completa do cantor brasileiro, exibindo todos os videoclipes, vídeos oficiais, muitos feitos marcantes durante turnês no Brasil e no mundo, além de momentos pessoais de Gilberto Gil em diversos locais e situações.

Outro aspecto é a interatividade em mão dupla: ao mesmo tempo em que os usuários podem visualizar os vídeos do artista, existe um espaço para os fãs mandarem vídeos, mas que somente se tornam públicos após aprovação do cantor.

Músicas inéditas também fazem parte, com lançamentos exclusivos no YouTube. Quem quiser visualizar o canal de Gilberto Gil, que entrou para a história do meio artístico brasileiro pelo seu pioneirismo, basta clicar aqui.

Cantor e compositor
Gilberto Gil nasceu em Salvador, em 26 de junho de 1942 e é formado em Administração de Empresas. Ele é cantor, compositor, guitarrista e escritor. Sua obra musical abrange muitos ritmos, entre eles, bailão, samba, bossa-nova, rock, reggae e afoxé.

Juntamente com Caetano Veloso, o artista criou nos anos 60 o Tropicalismo, agregando a cultura pop aos gêneros nacionais. Pelas críticas severas aos níveis políticos e morais, o regime militar reprimiu o movimento, resultando na expulsão dos cantores, que receberam exílio em Londres.

Depois do sucesso na capital inglesa, Gilberto voltou ao Brasil, mostrando novamente seu talento. Ele se consolidou como um dos mais importantes compositores do país e um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB).

Artista revolucionário
Gilberto Gil é considerado um artista revolucionário, sempre à frente do seu tempo. O cantor é a favor do software livre e da liberdade digital, defendendo a flexibilização dos direitos autorais. Por suas obras, recebeu diversas premiações, entre elas, oito vezes o Grammys, o mais prestigioso prêmio da indústria musical internacional.

Outro recorde
O compositor também foi o primeiro artista nomeado ministro da Cultura, exercendo o cargo no Ministério entre os anos de 2003 e 2008, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Fontes: Blog do YouTube Brasil, Wikipédia e site oficial de Gilberto Gil
Redação: Fátima Pires