Primeiro smartphone com processador Intel comercializado no Brasil

Aparelho foi lançado pela Motorola e começou a ser vendido no país em outubro de 2012

23/12/2012
6543 Acessos
Imprimir
Primeiro smartphone com processador Intel comercializado no Brasil
Pesando apenas 126 gramas, equipamento recordista traz a tecnologia Android - Imagem: Portal R7
O Motorola RAZR i entra para o RankBrasil por ser o primeiro smartphone com processador Intel comercializado no país e também da América Latina.

Lançado pela Motorola Mobility – empresa controlada pelo Google, o maior site de buscas – o celular começou a ser vendido no país em 05 de outubro de 2012, por $ 1.299, como pré-pago.

Pesando apenas 126 gramas, o equipamento traz a tecnologia Android, com tela cheia, que cabe na palma da mão: são 4,3 polegadas, com resolução 540x960 pixels, que vai de borda a borda, quase sem margem, aumentando a sua área útil. Outra característica é a capacidade de gravação de vídeo Full HD (1080p).
Informações técnicas
Processador Singlecore, Intel Atom de 2GHz
Sistema OperacionalAndroid 4.0 Ice Cream Sandwich
Dimensões122,5 x 60,9 x 8,3 mm
Peso 126 gramas
Bateria2000 mAh - cerca de 20 horas de uso
MemóriaRAM - 1 GB, Interna - 8 GB
Resolução540 x 960 pixels

O smartphone também é o primeiro a alcançar velocidades de 2,0 GHz, proporcionando uma experiência inovadora na execução de vários aplicativos ao mesmo tempo. Além disto, tem bateria de longa duração, podendo chegar a até 20 horas de atividade (40% de autonomia).

Outro recurso inovador é uma câmera de 8 MP, que é inicializada instantaneamente, possuindo ainda uma tecla exclusiva dedicada para fotos, além do modo multi-shot – que permite captar dez imagens em menos de um segundo.

Mesmo em condições ruins de iluminação, a foto sai com perfeição, graças ao sensor iluminado na parte de trás e as funcionalidades de alto alcance dinâmico, que ajusta automaticamente as configurações. O aparelho é feito com materiais de máxima proteção, com estrutura de alumínio aeronáutico, cortada com diamante, que oferece resistência a riscos.

Acesso ao Google Play
Através do sistema operacional Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), que será atualizado para a versão 4.1 (Jelly Bean), o RAZR i dá acesso ao universo Google Play, que tem mais de 600 mil aplicativos (como Gmail e YouTube) e jogos. O aparelho ainda vem com o Google Maps for Android, apresentando instruções faladas passo a passo.

Ações específicas
O smartphone é equipado com uma ferramenta que permite programação automática de ações específicas, entre elas, evitar que o celular toque durante uma reunião. O exclusivo aplicativo da Motorola, o Guide Me, vem pré-carregado com tutoriais para muitas funcionalidades, tornando desnecessário o manual de instruções. Outra exclusividade é o Circles Widget interativo, que permite acesso rápido a notificações, tempo, hora e outros serviços.

No mundo
Desde maio de 2012, a Intel – que é especializada em chips para PCs – tem feito alguns lançamentos no mundo na área de smartphones. O primeiro aconteceu na Índia, em parceria com a companhia local Lava. Depois disto, outras fabricantes, como ZTE e Motorola também disponibilizaram modelos com o chip Intel.


Fontes: Motorola, Portal Terra, Revista Época Negócios e IG Economia
Redação: Fátima Pires