Primeiros brasileiros a alcançarem o topo do Everest

Recorde é de Waldemar Niclevicz e Mozart Catão, que chegaram ao cume da maior montanha do mundo em 14 de maio de 1995

24/10/2012
6081 Acessos
Imprimir
Primeiros brasileiros a alcançarem o topo do Everest
Waldemar Niclevicz e Mozart Catão, que entram para o RankBrasil, foram os primeiros brasileiros a alcançarem o topo do Everest. Eles chegaram ao ponto mais alto do monte exatamente às 11h22 (horário local), do dia 14 de maio de 1995.

O Everest é a maior montanha do mundo sobre a superfície da Terra, com 8.848 metros acima do nível do mar. Está localizada na cordilheira do Himalaia, no continente asiático, na fronteira entre a China e o Nepal.

O monte tem duas rotas principais de ascensão: pela crista sudeste no Nepal e pela crista norte/ nordeste no Tibete, além de outras 13 rotas menos utilizadas. Para conquistarem o recorde, os brasileiros subiram pelo Tibete, rota considerada mais difícil do que a do Nepal, por exigir mais técnica e força dos alpinistas.

Waldemar Niclevicz
Waldemar nasceu em Foz do Iguaçu, em 1966. Além do Everest, já escalou mais de 100 montanhas, com destaque para o K2, no Paquistão (segunda maior montanha do mundo e considerada a mais difícil de todas) e os Sete Cumes (maior montanha de cada continente).

Por suas conquistas pioneiras para o país, é considerado um dos maiores alpinistas da historia, levando a bandeira brasileira ao topo das maiores montanhas do planeta. Ele é formado em Turismo e também se destaca como escritor, fotógrafo e palestrante de diversos temas, entre eles, ‘superação de desafios’, ‘liderança’, ‘planejamento estratégico’, ‘gerenciamento de riscos’ e ‘espírito de equipe’.



Mozart Catão
Mozart nasceu em 1962, em Teresópolis – RJ e faleceu em 1998, ao tentar conquistar o monte Acongágua – que fica nos Andes argentinos – tendo sido arrebatado por uma avalanche. Ele era formado em Educação Física e especialista em administração esportiva. O alpinista realizou inúmeras escaladas no Brasil e participou de diveras competições mundiais.

Primeiros do mundo
O cume da montanha Everest foi alcançado pela primeira vez no mundo no dia 29 de maio de 1953, por dois membros de uma expedição britânica: o neozelandês Edmund Percival Hillary e o guia nepalês Tenzing Norkay.

Antes disto, em 06 de junho de 1924, os britânicos George Mallory e Andrew Irvine fizeram uma tentativa de ascensão e jamais retornaram. Não se sabe se eles atingiram o topo e morreram na descida, ou se não chegaram até lá: o corpo de Mallory, encontrado em 1999, estava com objetos pessoais, mas sem a foto da esposa, que ele prometera deixar no cume.


Fontes: Wikipédia, site oficial de Waldemar Niclevicz e Info Escola
Redação: Fátima Pires