Menor temperatura registrada no Brasil por órgão oficial nacional

Com -11,1°C, recorde é da cidade Xanxerê, no Estado de Santa Catarina. O registro foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia

26/10/2012
5290 Acessos
Imprimir
Menor temperatura registrada no Brasil por órgão oficial nacional
A cidade de Xanxerê, no Estado de Santa Catarina, entra para o RankBrasil pelo recorde de menor temperatura registrada no país por órgão oficial nacional.

No dia 20 de julho de 1953, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal, registrou no município -11,1°C (graus Celsius).

Com área de aproximadamente 377,5 quilômetros quadrados, Xanxerê possui cerca de 44 mil habitantes, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cultura predominante é a italiana e a alemã, trazida pelos imigrantes no início do século XX.

A base da economia do município está no setor primário, especialmente no plantio de milho, soja, feijão e trigo. Também recebe destaque a criação de aves, suínos, bovinos e ovinos, além da apicultura, que é considerada fonte expressiva de renda.

Inmet
O Inmet foi criado em 1909 e desde 1961 arquiva informações diárias sobre a meteorologia no Brasil. As medições acontecem de hora em hora, diariamente. Atualmente, em todo o país são cerca de 420 estações convencionais, que contam com um técnico, e outras 450 estações automáticas, dispensando a atuação de um profissional.

Outros registros
Em 29 de junho de 1996 houve o registro, porém não oficial, de uma menor temperatura no país. O Morro da Igreja, em Urubici – SC marcou -17,8°C. Já na cidade de Caçador, no mesmo Estado, a temperatura atingiu -14°C, em 11 de junho de 1952.

Apesar de serem menores que a de Xanxerê, estas temperaturas recebem destaque, mas não ficam com o título: em Urubici foi extra-oficial e em Caçador, o registro aconteceu através da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que não tem autonomia nacional.

No mundo
A menor temperatura registrada no planeta foi de -88,5°C, em Vostok, estação russa na Antártida. O recorde mundial aconteceu em 24 de agosto de 1960.


Fontes: Instituto Nacional de Meteorologia, UOL Cotidiano e Wikipédia
Redação: Fátima Pires