Mais tradicional corrida de rua do Brasil

Com início em 31 de dezembro de 1924, a Corrida Internacional de São Silvestre entra para o RankBrasil

11/01/2014
5903 Acessos
Imprimir
Mais tradicional corrida de rua do Brasil
A Corrida Internacional de São Silvestre entra para o RankBrasil em 2011. Realizada anualmente, no dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo, a corrida teve início em 1924.

Além de ser a Mais tradicional corrida de rua do país, a São Silvestre merece destaque porque em todos estes anos, nunca deixou de acontecer, mesmo durante a Segunda Guerra Mundial.

Até 1988, o evento tinha de 6 a 8km. Em 1989, para cumprir as determinações da Confederação Brasileira de Atletismo, o percurso da São Silvestre passou a ser de 15km.

Na primeira edição, 60 pessoas preencheram o formulário de inscrição, mas apenas 48 compareceram ao local. Em 2013, a corrida teve mais de 27,5 mil inscritos, de 41 países diferentes.

No início, era restrita a homens somente do Estado de São Paulo. À medida que o tempo foi passando, a corrida foi aberta aos cidadãos de outros estados, depois de outros países.

As atletas ganharam espaço na São Silvestre somente em 1975, quando as Nações Unidas instituíram a data como o Ano Internacional da Mulher.

Idealizador
O idealizador e fundador da corrida é o jornalista Cásper Líbero, que teve por ideia original utilizar a São Silvestre como meio de promoção de seu jornal.

Em 1928, Líbero fundou um dos primeiros periódicos dedicados exclusivamente ao esporte no país, a Gazeta Esportiva, que passou a ser a organizadora e patrocinadora oficial do evento.

Curiosidade
O nome da corrida e a data de sua realização têm relação com o Papa São Silvestre, da Igreja Católica, que morreu em 31 de dezembro de 335 e foi canonizado algum tempo depois, também no último dia do ano.


Redação: Fátima Pires
Fontes: site oficial da São Silvestre e Wikipédia
Fotos: divulgação