Primeira ponte de safena no país

Procedimento foi realizado em 1968, no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Cirurgião também ficou conhecido por suas invenções

26/08/2012
9435 Acessos
Imprimir
Primeira ponte de safena no país
O cientista e cirurgião cardiovascular Adib Jatene implantou a primeira ponte de safena no país. A cirurgia foi realizada no ano de 1968, no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Em 2012, com 83 anos de idade, o médico possui em seu currículo mais de 20 mil cirurgias. Além de se destacar como cirurgião, ele ficou conhecido internacionalmente por suas invenções, tanto no desenvolvimento de técnicas cirúrgicas, quanto na criação de instrumentos para os procedimentos médicos.

Nascido em Xapuri, no Estado do Acre, atualmente é Diretor Geral do Hospital do Coração – HCor e Coordenador da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas MEC-SESu. Por suas contribuições na área, é considerado um dos mais importantes cirurgiões cardíacos na história da medicina brasileira e mundial.

Invenções
Entre suas invenções está o primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas, desenvolvido nos anos 50, e um modelo de oxigenador do plasma, na década de 60. Ele também inventou uma técnica de correção de artérias transpostas em bebês, que ficou conhecida mundialmente como Cirurgia de Jatene.

Carreira
Adib Jatene é professor emérito da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador na área de bioengenharia e no campo da cirurgia cardíaca. Ele também participou da montagem de laboratórios para pesquisa e ensino em importantes centros médicos, além de desenvolver atividades como gestor em faculdades, hospitais e fundações.

Na política, ocupou importantes cargos, entre Secretário de Estado da Saúde de São Paulo e Ministro da Saúde. Membro da Academia Nacional de Medicina, o cirurgião é autor e coautor de aproximadamente 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional. O cientista se tornou membro de mais de 30 Sociedades Científicas de várias partes do mundo, recebendo quase 200 títulos e honrarias.

Ponte de safena
A ponte de safena é a cirurgia que usa uma parte da veia safena da perna para desviar sangue da aorta (principal artéria do corpo) para artérias coronárias, que irrigam o coração. Para o procedimento também são utilizadas as artérias radial (braço) e mamária (tórax). A cirurgia é indicada a pacientes que tem comprometimento da irrigação cardíaca por obstrução de artérias, com risco de enfarte.


Fontes: Revista Veja, Bom Dia Brasil e Wikipédia
Redação: Fátima Pires