Mais rápido brasileiro nos 200m rasos T44

Nos Jogos Paralímpicos de Londres, brasileiro desbancou o favorito absoluto da prova, o sul-africano Oscar Pistorius, conquistando o primeiro lugar

03/09/2012
5900 Acessos
Imprimir
Mais rápido brasileiro nos 200m rasos T44
O paraense Alan Fonteles Cardoso de Oliveira é o mais rápido brasileiro nos 200m rasos T44 (categoria para pessoas amputadas), e o segundo mais rápido do planeta, com o tempo de 21s45.

Nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, o velocista fez história ao conquistar a medalha de ouro na prova e se tornar o primeiro paratleta do mundo a conseguir derrotar o sul-africano Oscar Pistorius, maior nome do esporte na modalidade.

Depois de ter começado atrás nos primeiros metros, Alan se recuperou de forma incrível com uma arrancada, desbancou o favorito absoluto e levou a medalha de ouro nas Paralimpíadas. Por sua performance, ele foi ovacionado pelo público presente na competição.

A superação em Londres foi mais uma na vida do brasileiro. Natural de Marabá – PA, o paratleta teve as duas pernas amputadas com apenas 21 dias de vida, em consequência de uma séria de manifestações graves, causadas por uma infecção intestinal.

Aos oito anos de idade ingressou no atletismo e em 2008, em Pequim, participou pela primeira vez das Paralimpíadas, obtendo a prata no revezamento 4x100m com apenas 16 anos. Aos 20, Alan coleciona ainda dois bronzes no Campeonato Mundial da Nova Zelândia, em 2011, e uma prata e um bronze nos Parapan-Americanos de Guadalajara, no México, também no ano passado.

Polêmica
A vitória do brasileiro gerou polêmica em relação às suas novas próteses. Pistorius criticou o aparelho de Alan, afirmando que estaria muito grande, dando vantagens ao paratleta. Com as próteses antigas, o paraense media 1,76 e passou para 1,82. A altura está dentro do permitido pelo Comitê Paralímpico Internacional, que pode atingir até 1,85m.

De acordo com o coordenador técnico do atletismo brasileiro nas Paralimpíadas, Ciro Winckler, em entrevista ao Ministério do Esporte, a troca da prótese tem explicação técnica. O coordenador explicou que Alan cresceu e precisou de um novo aparelho para continuar a competir.

Mais rápido do mundo
Apesar de ficar com a prata nos Jogos de Londres, Oscar Pistorius é o mais rápido do mundo nos 200m T44. Com o tempo de 21s30, o paratleta quebrou o recorde durante as eliminatórias, vencendo o brasileiro Alan nesta fase da competição.

A marca anterior era do norte-americano Jim Bob Bizzell, com 22s62. Mito do atletismo e conhecido como ‘Blade Runner’ (corredor lâmina), o sul-africano Pistorius é bicampeão paralímpico, obtendo a medalha de ouro na prova nos Jogos de Atenas, na Grécia, em 2004 e em Pequim.

Em Londres, ele ainda fez história ao se tornar o primeiro paratleta a disputar uma Olimpíada em igualdade de condições com atletas considerados normais. Nos 400m rasos chegou à semi-final e no revezamento 4x100m, juntamente com a equipe da África do Sul, classificou-se para a final da modalidade.


Fontes: O Globo, Portal Terra e Ministério do Esporte
Redação: Fátima Pires