Primeiro disco lançado em CD no Brasil

O lançamento aconteceu em 09 de abril de 1986, com gravação da cantora Nara Leão, em parceria com o compositor e violonista Roberto Menescal

29/09/2012
7958 Acessos
Imprimir
Primeiro disco lançado em CD no Brasil
O primeiro disco lançado em formato CD no Brasil foi ‘Garota de Ipanema’, em gravação de Nara Leão, em parceria com o compositor e violonista Roberto Menescal.

O lançamento aconteceu em 09 de abril de 1986, com músicas de grande sucesso, como ‘Garota de Ipanema’, ‘Águas de Marco’, ‘O Barquinho’, ‘O que será’, entre outras.

Nara Lofego Leão Diegues nasceu em Vitória – ES, em 1942 e faleceu no ano de 1989, devido a um tumor incurável. Com 27 álbuns na sua discografia, ela cantava músicas da bossa nova e é considerada no Brasil como musa deste estilo.

Roberto Batalha Menescal também nasceu em Vitória – ES, em 1937, e foi um dos fundadores da bossa nova. Ele criou canções consideradas hinos do movimento e da própria música popular, como ‘O barquinho’, ‘Nós e o mar’, ‘Ah se eu pudesse’, entre outras. O compositor segue tocando violão e guitarra, além de gerenciar novos grupos e projetos musicais.



A canção ´Garota de Ipanema´
‘Garota de Ipanema’ é uma das canções mais conhecidas da bossa nova e é a música brasileira mais tocada: conta com mais de 170 gravações em várias línguas. Foi composta em 1962, por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim, mais conhecido como Tom Jobim.

Primeiro do mundo
‘The Visitors’, do grupo ABBA, foi o primeiro disco musical lançado em CD no mundo, em 1982. O disco foi produzido na fábrica da Philips, na Alemanha, que pertencia à gravadora PolyGram.

Disco Compacto
CD é a abreviatura de Compact Disc em inglês, que quer dizer Disco Compacto. É um dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente de músicas comercializadas e softwares de computador. O CD foi criado em 1979, pelo holandês Kees Schouhamer Immink e o japonês Toshitada Doim.


Fontes: Guia dos Curiosos, Wikipédia e ABBA Brasil
Redação: Fátima Pires