Primeira medalha olímpica do Brasil no pentatlo

Nos Jogos de Londres, ela foi a única brasileira a disputar o esporte que envolve cinco diferentes modalidades, obtendo o bronze

13/08/2012
7121 Acessos
Imprimir
Primeira medalha olímpica do Brasil no pentatlo
Yane Marques, que entra para o RankBrasil, conquistou o bronze nos Jogos de Londres, sendo a primeira medalha olímpica do país no pentatlo. Com 28 anos, a atleta foi a única brasileira a disputar o esporte nas Olimpíadas de 2012 e a última a subir no pódio.

Ela é Terceiro Sargento do Exército Brasileiro e faz parte da Comissão de Desportos do Exército (CDE). É, ainda, Bolsista do Ministério do Esporte, além de possuir uma equipe multidisciplinar do Comitê Olímpico Brasileiro – COB trabalhando na sua preparação.

Antes de fazer história nos Jogos Olímpicos, Yane garantiu, em 2011, outro recorde para o esporte. A brasileira atingiu a terceira colocação no ranking mundial do pentatlo moderno, obtendo a melhor posição já conquistada por uma atleta sul-americana na modalidade.

No Exército
Em 2009, ela foi uma das primeiras atletas do Brasil a ser integrada ao Exército, com o objetivo da formação de uma equipe forte para os Jogos Mundiais Militares do Rio, que aconteceram em 2011. Como sargento da instituição, passou a contar com estrutura e apoio financeiro para os treinamentos.

Carreira
Yane nasceu em Afogados de Ingazeira – PE, em 07 de janeiro de 1984. Considerada o maior nome do pentatlo moderno brasileiro, foi ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. O título garantiu sua participação nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, onde ficou em 18º lugar.

Eleita em Pernambuco, nos últimos seis anos, a maior expressão estadual no esporte Olímpico e integrante da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro em 2013. Em agosto de 2013 conquistou o inédito vice-campeonato mundial em Taiwan. Em outubro de 2013 ficou com a medalha de bronze no torneio Campeão dos Campeões, que reuniu as 16 melhores pentatletas do mundo em Doha, no Qatar.

Outros dois resultados importantes em 2013 foram o título da Copa Kremlin, na Rússia, e o bronze na etapa da Copa do Mundo em Palm Springs, nos EUA.

Em 2011, nos Jogos Militares, conquistou três medalhas: ouro por equipes e prata individual, na disputa feminina, e bronze no revezamento misto. No final do mesmo ano, ganhou o sétimo Prêmio Brasil Olímpico de Pentatlo Moderno consecutivo, sendo campeã desde 2005.

Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, ainda em 2011, Yane obteve a medalha de prata. Em sua carreira, possui também, entre outros títulos, o tricampeonato pan-americano da categoria (2007, 2009 e 2010), e o pentacampeonato sul-americano (2004 a 2009).

Outros Títulos
- Campeonato Mundial Militar Sandhurst 2013 - Medalha de Ouro.
- Jogos Mundiais Militares Praga 2010 - Medalha de Prata.
- Campeã do Open da França – 2012.
- Campeã Brasileira - 6 vezes.

Pentatlo
O pentatlo olímpico tem mais de 10 horas de duração, contando com intervalos, e envolve cinco diferentes modalidades: esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida. O vencedor é aquele que obtiver o melhor desempenho geral nas provas. Na era moderna dos jogos, o esporte estreou em Estocolmo, no ano de 1912.

Fontes: Portal Terra, Globo Esporte e Ministério do Esporte
Redação: Fátima Pires