Única a disputar as cinco edições olímpicas do futebol feminino

Prata em Atenas e Pequim, jogadora busca ouro inédito em Londres. Aos 34 anos, a volante chegou ao jogo número 100 pela Seleção Brasileira, realizado durante as Olimpíadas de 2012

30/07/2012
17895 Acessos
Imprimir
Única a disputar as cinco edições olímpicas do futebol feminino
Miraildes Maciel Mota, conhecida como Formiga, é a única jogadora do mundo a disputar as cinco edições olímpicas do futebol feminino, desde a inclusão da modalidade em Atlanta, nos EUA, no ano de 1996.

Aos 34 anos, a volante, que atua no meio de campo, agora está no RankBrasil. Ela estreou na Seleção Brasileira em 1995 e na sua primeira Olimpíada, o país acabou derrotado pela Noruega, na disputa pelo bronze.

Nos Jogos de Sydney, na Austrália, no ano de 2000, a história se repetiu e a equipe brasileira perdeu para a Alemanha, ficando novamente em quarto lugar. Formiga também jogou em Atenas, na Grécia, em 2004, e em Pequim, na China, em 2008.

Tanto em Atenas, quanto em Pequim, a jogadora chegou perto da conquista olímpica com a Seleção Brasileira, mas o país perdeu as finais para o time dos Estados Unidos, ficando com a medalha de prata nas duas edições.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a volante segue defendo o Brasil, com o sonho da medalha de ouro. Ela integra a equipe formada por outras atletas de renome, como Marta, que é a maior jogadora do futebol feminino de todos os tempos, e Cristiane, maior artilheira da história das Olimpíadas.

100 jogos pela seleção
A segunda partida do Brasil válida pelos Jogos de Londres, que aconteceu em 28 de julho, teve um sabor especial para a jogadora. Além da vitória em cima da Nova Zelândia por 1 a 0, foi o 100° jogo de Formiga pela Seleção Brasileira de Futebol.

Carreira
Miraildes nasceu em Salvador – BA, em 03 de março de 1978. A atleta começou no esporte aos 12 anos, já atuou no clube Malmö FF Dam, da Suécia e atualmente joga no time feminino do América de Natal, no Rio Grande do Norte.

A jogadora também foi vice-campeã mundial de futebol feminino, em 2007 e obteve o terceiro lugar no torneio de 1999. Em Copas do Mundo, ainda participou em 1995, 2003 e 2011. Em campeonatos sul-americanos, ela ajudou o país a conquistar o primeiro lugar em 2010, no Equador.

Jogos Pan-Americanos
Pela Seleção Brasileira, Formiga conquistou duas medalhas de ouro: no Pan-Americano de Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003, e no Rio de Janeiro, no ano de 2007. Nos jogos de Guadalajara, no México, em 2011, obteve o segundo lugar na competição.


Fontes: Revista Veja, Wikipédia, Portal Terra e UOL Olimpíadas
Redação: Fátima Pires