Único a disputar as cinco edições olímpicas do vôlei de praia masculino

Nos Jogos de Londres, em 2012, brasileiro conquistou a medalha de prata ao lado do parceiro Alison

10/08/2012
5638 Acessos
Imprimir
Único a disputar as cinco edições olímpicas do vôlei de praia masculino
Foto: Acervo RankBrasil
O paranaense Emanuel Fernando Scheffer Rego é o único jogador do mundo a disputar as cinco edições olímpicas do vôlei de praia masculino, desde que o esporte ingressou no programa do torneio, nos Jogos de Atlanta, em 1996.

Junto com o jogador Ricardo Santos, Emanuel, que agora está no RankBrasil, participou dos Jogos de Atlanta e depois em Sydney, no ano de 2000. A primeira medalha veio em Atenas, em 2004, com o ouro, e em 2008, em Pequim, ganhou o bronze. Nas Olimpíadas de Londres, foi prata com o parceiro Alison.

Emanuel nasceu em 15 de abril de 1973, em Curitiba – PR. Eleito o Atleta da Última Década do Século XX, em votação patrocinada pela Federação Internacional de Vôlei, o jogador também é bicampeão pan-americano. Ele ainda possui em seu currículo o recorde de maior vencedor do Circuito Mundial de Vôlei de Praia de todos os tempos, com 10 títulos.

Dupla com Alison
Nos Jogos Olímpicos de Londres, Emanuel conquistou a medalha de prata ao lado do parceiro Alison Conte Cerutti. Juntos desde 2010, eles também foram campeões mundiais no esporte em 2011 e no mesmo ano, ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México.

Em 2012, além da medalha olímpica, os atletas ganharam o Grand Slam de Moscou, na Rússia, e o Grand Slam de Berlim, na Alemanha, torneios realizados pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A diferença de idade é um dos trunfos da dupla, que aposta na experiência e tranquilidade de Emanuel, de 39 anos e a juventude e energia de Alison, que tem 26 anos.

Fontes: Confederação Brasileira de Voleibol, Ministério do Esporte e Wikipédia
Redação: Fátima Pires