Melhor participação da equipe feminina no handebol olímpico

Equipe liderou o Grupo A na primeira fase dos Jogos Olímpicos de Londres. Seleção Brasileira Feminina encerrou sua participação na sexta colocação

07/08/2012
9314 Acessos
Imprimir
Melhor participação da equipe feminina no handebol olímpico
A Seleção Brasileira Feminina de Handebol foi eliminada nas quartas de final dos Jogos de Londres, em 2012, mas fez sua melhor participação na história das Olimpíadas, entrando para o RankBrasil.

Por uma diferença de apenas dois gols (21 a 19), o Brasil foi superado pela Noruega, atual campeã mundial, que também foi ouro em Pequim na modalidade, no ano de 2008. Apesar de perder o jogo e encerrar sua atuação em Londres, a Seleção Brasileira fez história no esporte nacional: o país terminou em sexto lugar geral da competição.

Na primeira fase das Olimpíadas, a equipe ficou em primeiro lugar do Grupo A. Comandadas pelo técnico Morten Soubak, as jogadoras disputaram cinco partidas, vencendo quatro delas. Antes disto, a melhor colocação do Brasil foi nos Jogos de Atenas, em 2004, quando o time ficou em sétimo lugar no torneio e em quarto colocado na primeira fase.

Handebol nas Olimpíadas
O handebol foi introduzido no programa olímpico nos Jogos de Berlim, na Alemanha, em 1936, apenas com o torneio masculino. A primeira participação do Brasil aconteceu nas Olimpíadas de Barcelona, na Espanha, em 1992. No feminino, o esporte teve início em 1976, em Montreal, no Canadá. A equipe brasileira esteve presente pela primeira vez em 2000, nos Jogos de Sidney, na Austrália, mas foi eliminada logo na fase inicial.


Fontes: Confederação Brasileira de Handebol, Wikipédia, UOL Olimpíadas
Redação: Fátima Pires